Desempenho empresarial e competitividade com o uso do Balanced Scorecard integrado à estratégia organizacional
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v24i44.29979Palavras-chave:
Indicadores de desempenho., Tomada de decisão, Engajamento de Colaboradores, Eficiência empresarial, Vantagem competitivaResumo
Este trabalho analisa como a ferramenta Balanced Scorecard tem contribuído com a melhoria da competitividade da empresa EDP Energias do Brasil S.A. Os aspectos metodológicos da pesquisa fazem o uso da pesquisa descritiva através de análise documental e dados secundárias com enfoque qualitativo. Os resultados mostram A EDP Brasil utiliza o BSC como ferramenta para gestão estratégica para avaliar o desempenho em relação aos objetivos traçados, através das quatro perspectivas: financeira, cliente, processos, e aprendizado e crescimento. A empresa usa o BSC como apoio para alinhar seus objetivos estratégicos com os objetivos de sustentabilidade. Ao analisar a perspectiva financeira, os dados levaram a redução da dívida e consequentemente o aumento do capital. Na perspectiva do cliente, a empresa mantém positivo o nível de satisfação, com um considerável aumento em seus índices. Em relação aos processos internos, a promoção da cultura organizacional tem influenciado os colaboradores para a qualificação profissional. Já para o aprendizado e crescimento, a empresa tem alcançado seus objetivos com as concessões de certificações ambientais alcançadas. Portanto, a ferramenta tem contribuído no apoio aos objetivos traçados, e como resultado as premiações e boa governança corporativa mostra a dinâmica de desenvolvimento estratégico organizacional.
Referências
ANSOFF, H. Igor; MCDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas,1993. 590 p.
BERNARDI, Talita. Implantação do Balanced Scorecard: estudo de caso em uma empresa fornecedora de sistemas de limpeza de caldeiras. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara D’oeste, 2010.
CAFIERO, Carlo. Compêndio de o capital. Tradução de Ricardo Rodrigues. São Paulo: Hunter Books, 2014. 158 p.
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1993. 469 p.
CORDEIRO, Artur Luiz. A aplicação do modelo Balanced Scorecard como alavanca de competitividade empresarial: O Caso do Banco do Nordeste do Brasil. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão Empresarial, Faculdade Boa Viagem, Recife, 2012.
CORRÊA, Ângela Cristina. O Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à estratégia. Tese (Doutorado) – Curso de Engenharia de Produção e Sistemas, Departamento de Centro Tecnológico – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: <http://sigmees.com.br/files/TESE_ANGELA.pdf>.
EDP BRASIL (Brasil). Perfil corporativo. 2018. Disponível em: <http://enbr.infoinvest.com.br/ptb/perfil-corporativo>. Acesso em: 21 abr. 2018.
______. Visão, Valores e Compromissos. 2018. Disponível em: <http://www.edp.com.br/conheca-edp/visao-valores/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 22 abr. 2018.
EDP RENOVÁVEIS (Portugal). Visão, Missão e Valores. 2018. Disponível em: <https://www.edpr.com/pt-pt/edpr>.
ENERGY AS THE NEW ART (São Paulo). Relatório Anual 2016. Disponível em: <http://www.edp.com.br/conheca-edp/relatorios/Documents/RA_2016_EDP.pdf>.
______. Relatório Integrado 2016 EDP Brasil. Disponível em: <http://enbr.infoinvest.com.br/fck_temp/29_15/file/BOOK_IIRC_EDP_VF.pdf>. Acesso em: 22 de abril de 2018.
FARIA, Rubens Tavares de. A gestão estratégica com o uso do Balanced Scorecard como diferencial competitivo no setor supermercadista. 2007. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2007_1_Rubens.pdf>.
FERREIRA, Ademir Antônio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias: Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 256 p.
FERREIRA, João Miguel. O Balanced Scorecard na avaliação de desempenho: aplicação na Bosch Security Systems. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10071/4634>.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011. 206 p.
KAPLAN, R. S. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1704065/mod_resource/content/4/Mapas%2001.pdf >.
______.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 344 p.
KLUYVER, Corlenis A. de; PEARCE II, John. Estratégia: uma visão executiva. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 226p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
______. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 315 p.
LUNKES, Rogério João et al. Implementação do Balanced Scorecard em uma empresa de software. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 11, n. 45, p. 24-33, jul./set., 2009. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/viewFile/3/3>.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012. 736p.
MENEZES, Cláudio Lima de. Proposta de intervenção utilização do Balanced Scorecard como ferramenta de planejamento estratégico: uma proposta de implantação no Instituto Federal de Educação da Paraíba. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23475>.
PEREIRA, Paula Alexandra. A Gestão Sustentada das Organizações: O Balanced Scorecard como uma ferramenta de gestão sustentável. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão, Universidade Atlântica, Barcarena, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10884/948>.
SANTOS, Rafael dos. O Balanced Scorecard aplicado em um ateliê de calçados. Monografia (Especialização) –Curso de Engenharia de Produção, Engenharia de Produção, Centro Universitário Univates, Lajedo, 2013. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/394/1/Rafael%20dos%20Santos.pdf>.
SANTOS, Quelps Miquelino Mendonça dos. Aplicação do Balanced Scorecard em uma organização militar da Força Aérea Brasileira: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: <http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/610>. A
THE LIVING ENERGY BOOK. Relatório Anual 2017. Disponível em: < http://enbr.infoinvest.com.br/fck_temp/29_16/file/RA_2017_Vf.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.