Utilização de ferramentas do marketing digital: uma análise comparativa entre empresas de serviços de consultoria e estratégia digital e empresas de varejo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v24i44.31008

Palavras-chave:

Marketing Digital, Consultoria, Instagram, Varejo, Ferramentas de SEO

Resumo

As pessoas, enquanto profissionais que exercem alguma atividade dentro de uma organização, têm na Internet uma fonte ampla de informações e recursos para pesquisar, analisar, interagir e criar as suas próprias opiniões antes de tomar uma decisão de compra, seja ela pessoal, seja ela organizacional. Este comportamento é amplamente discutido na literatura sobre comércio eletrônico e comportamento do consumidor. Este trabalho se propõe a comparar a presença digital: site e redes sociais (Instagram) das empresas globais de Serviços de Consultoria e Estratégia Digital no Brasil, com as empresas de comercio eletrônico no Brasil, através de utilitários digitais disponíveis e gratuitos. Através da utilização de práticas de marketing digital, foram coletados dados de ferramentas de SEO e da rede social Instagram das 5 (cinco) empresas líderes de comércio eletrônico no Brasil e de 5 (cinco) empresas globais de Serviços de Consultora e Estratégia Digital. Esse comparativo permitiu verificar o que as empresas do segundo grupo podem aprender com as empresas do primeiro. Outro fator importante foi a relevância da participação da geração “Millenials” no mercado de trabalho futuro e sua relação com as mídias sociais.

Referências

ACCENTURE. Annual Report 2021. Disponível em: https://www.accenture.com/content/dam/accenture/final/a-com-migration/pdf/pdf-165/accenture-fiscal-2021-annual-report.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

ALSMADI, I.; TAYLOR, Z.W. Does Size Matter? An Evaluation of Institutional Internet “Ranking” Metrics. SSRN Eletronic Journal. 2019. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3441943. Acesso em: 20 set. 2022.

ANSWERTHEPUBLIC. 2022. Disponível em: https://answerthepublic.zendesk.com/hc/en-us. Acesso em: 13 out. 2022.

APRIYANI, H.; ISDAYANTI, I.; USMAN, O. Influence of Promotion Through Social Media Instagram, Brand Awareness, Brand Equity, Brand Loyalty to Purchasing Decisions. SSRN Electronic Journal, Jakarta, Indonesia. 2018. Disponível em: https://pt.booksc.org/book/75019250/664413 Acesso em: 19 set. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. 70 ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.

BARBAR, A. ; ISMAIL, A. Search Engine Optimization (SEO) for Websites. In: International Conference on Computer and Technology Applications – ICCTA, 5., 2019. Istambul (Turquia). Anais [...]. Istambul: ICCTA, 2019. P. 51-55. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3323933.3324072. Acesso em: 20 set. 2022.

BAYE, M. R.; DE LOS SANTOS, B; WILDENBEEST, M. R. Search Engine Optimization: What Drives Organic Traffic to Retail Sites?. Journal of Economics & Management Strategy, v. 25, n. 1. 2016. Disponível em: https://pt.booksc.org/book/59987028/575ade. Acesso em: 19 set. 2022.

BO, K; HONG, S; LEE, H. Brand Communities on Instagram: Exploring Fortune 500 Companies’ Instagram Communication Practices. International Journal of Strategic Communication, v. 15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1553118X.2020.1867556. Acesso em: 02 abr. 2023

BRASIL, Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos. Conceito de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação. Brasília: Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos, 01 junho 2021. Disponível em: https://www.gov.br/governo/pt-br/contratacoes/conceito-de-solucao-de-tic. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASSCOM - ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Relatório Setorial. São Paulo. 2021. Disponível em: https://brasscom.org.br/pdfs/relatorio-setorial-de-tic/. Acesso em: 11 set. 2022.

CAPGEMINI. Integrated Annual Report 2021. Disponível em: https://investors.capgemini.com/en/file/22947?download=1. Acesso em: 26 set. 2022.

CARDOSO, S.; KAWAMOTO, M. H.; MASSUDA, E. M. Comércio eletrônico: o varejo virtual brasileiro. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 24, n. 1, p. 117-134, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p117-134. Acesso em: 26 set. 2022.

DAMÁZIO, L F. (Org.). É só marketing?: mais que isso!: é sobre tudo o que você precisa saber para conquistas mercados e clientes. Editora Saraiva, São Paulo, 2019.

DAVIS, K. The 2022 martech landscape shows the space growing towards 10,000 solutions. In: Martech. Delaware, 3 maio 2022. Disponível em: https://martech.org/the-2022-martech-map-shows-the-space-growing-towards-10000-solutions/. Acesso em: 11 set. 2022.

DELOITTE - DELOITTE TOUCHE TOHMATSU LIMITED. Global Impact Report 2022. 2022a. Disponível em: https://www2.deloitte.com/global/en/pages/about-deloitte/articles/global-report-home.html. Acesso em: 26 set. 2022.

DELOITTE - DELOITTE TOUCHE TOHMATSU LIMITED. Digital Strategy Services 2022. 2022b. Disponível em: https://www2.deloitte.com/global/en/pages/strategy/solutions/gx-digital-strategy-consulting-services.html. Acesso em 11 set 2022.

DIBA, H.; VELLA, J.M.; ABRATT, R. Social media influence on the B2B buying process. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34 n. 7, p. 1482-1496. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JBIM-12-2018-0403. Acesso em: 17 out. 2022.

EY - ERNST & YOUNG GLOBAL LIMITED. Digital Strategy Consulting. 2022a. Disponível em: https://www.ey.com/en_gl/digital/digital-business-strategy-consulting. Acesso em: 11 set. 2022.

EY - ERNST & YOUNG GLOBAL LIMITED. EY Value Realized 2022. 2022b. Disponível em: https://assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/en_gl/topics/global-review/2022/ey-value-realized-2022-v3.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

GABRIEL, M; KISO, R. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597025859. Acesso em: 11 set. 2022.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/. Acesso em: 19 set. 2022.

GONZÁLEZ, C. Uso del SEO y Big Data en Pymes. Apoyo en situaciones de crisis, pandemia y confinamiento. 2021. 58f. Trabajo de Fin de Grado (Grado Periodismo) - Universidad Francisco de Vitoria. Pozuelo de Alarcón, Madrid, Espanha. 2021. Disponível em: http://ddfv.ufv.es/bitstream/handle/10641/3041/12%20Usos%20del%20SEO...%20Cynthia%20Reina%20Gonz%C3%A1lez.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 out. 2022

GRAÇA, P.; CAMARINHA-MATOS, L. M. Performance indicators for collaborative business ecosystems—Literature review and trends. Technological Forecasting and Social Change, v. 116, p. 237-255, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162516304541. Acesso em: 18 out. 2022.

IBM - INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES. 2021 IBM Annual Report. 2022a. Disponível em: https://www.ibm.com/annualreport/assets/downloads/IBM_Annual_Report_2021.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

IBM - INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES. IBM Cloud. 2022b. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/cloud. Acesso em: 18 out. 2022.

IBM - INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES. IBM Watson. 2022c. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/watson. Acesso em: 18 out. 2022.

ISKANDAR, M. S; KOMARA, D. Application Marketing Strategy Search Engine Optimization (SEO) In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 407., 2018, Bandung (Indonesia). Anais [...]. Bandung: IOP, 2018. p. 012011. DOI:10.1088/1757-899X/407/1/012011

KLANT, L. M.; SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo-estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786. Acesso em: 19 set. 2022.

KOZINETS, R V. Netnografia. Editora Penso, Porto Alegre, RS, Brasil. 2014. Disponível em: http://biblioteca.pecege.org.br/asp/plataforma_digital.asp?codigo=1073093&i”Index”Srv=1&obra=51405&iIdioma=0. Acesso em: 19 set. 2022.

LONGO, I; SAXENA, D. Self-brand Connection in the Digital Age: A Qualitative Exploration of Brand Usage on Instagram for Identity Creation Among Millennials. 20th Portuguese Association for Information Systems Conference, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344705370_Self-brand_Connection_in_the_Digital_Age_A_Qualitative_Exploration_of_Brand_Usage_on_Instagram_for_Identity_Creation_Among_Millennials. Acesso em: 19 set. 2022

LYONS, K. The Top 10 Search Engines. In: Semrush. Boston, 3 outubro 2021. Disponível em: https://www.semrush.com/blog/search-engine-list/. Acesso em: 17 out. 2022.

MACLENNAN, M. L. F. et al. Associação entre intensidade de uso de mídias sociais, credibilidade e decisão de compra. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 65-77, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3504/350450614006.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

NASOMYONT, T.; WISITPONGPHAN, N. A Study on the Relationship between Search Engine Optimization Factors and Rank on Google Search Result Page. Advanced Materials Research. v. 931-932, p. 1462-1466, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/AMR.931-932.1462. Acesso em: 19 set. 2022.

PANDEY, N., NAYAL, P.; RATHORE, A. S. Digital marketing for B2B organizations: structured literature review and future research directions. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 35 n. 7, p. 1191-1204, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JBIM-06-2019-0283. Acesso em: 19 set. 2022.

PAGESPEED. Guia Google PageSpeed Insight. 2022. Disponível em: https://developers.google.com/speed/docs/insights/v5/about. Acesso em: 13 out. 2022.

ROCHA, M. D. A.; TREVISAN, N. Comportamento de compra e consumo em B2B. São Paulo: Saraiva. 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788547222611. Acesso em: 11 set. 2022.

SEMRUSH. SEO Toolkit. [s.d]. Disponível em: https://pt.semrush.com/kb/806-seo-toolkit. Acesso em: 13 out. 2022.

SBVC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO. “Ranking” das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022. 8 ed. São Paulo: Editora Lamônica Conectada. 2022. Disponível em: https://sbvc.com.br/bfd_download/”ranking”-das-300-maiores-empresas-do-varejo-brasileiro-2022-sbvc/. Acesso em: 26 set. 2022.

SETKUTE, J.; DIBB, S. “Old boys' club”: Barriers to digital marketing in small B2B firms. Industrial Marketing Management, v. 102, p. 266-279. 2022. Dispível em: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.01.022. Acesso em: 26 set. 2022.

STEPHEN, A. T. The role of digital and social media marketing in consumer behavior. Current Opinion in Psychology, v. 10, p. 17-21, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2015.10.016. Acesso em: 19 set. 2022.

TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. 2ed., São Paulo: Editora Novatec, 2018.

TROTTA, E.; SIMÕES, G.; FERRAZ, A. Millennials Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil. Itau BBA Research Institute, São Paulo, SP, Brasil. 2019. Disponível em: https://www.itaubbaresearch.com/User/ReadEmailLink/?guid=d1763af8-0273-4e46-861f-5d7e86274173&cid=003460000101tZ7AAI. Acesso em: 17 out. 2022.

VEIRMAN, M; CAUBERGHE, V; HUDDERS, L. Marketing through Instagram influencers: the impact of number of followers and product divergence on brand attitude. International journal of advertising, v. 36, n. 5, p. 798-828, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02650487.2017.1348035. Acesso em: 18 out. 2022.

VIEIRA, V. A. et al. In pursuit of an effective B2B digital marketing strategy in an emerging market. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p. 1085-1108, .2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11747-019-00687-1. Acesso em: 18 out. 2022.

VRIES, E. L. E. When more likes is not better: the consequences of high and low likes-to-followers ratios for perceived account credibility and social media marketing effectiveness. Mark Letters v. 30, p. 275–291, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11002-019-09496-6. Acesso em: 02 abr. 2023.

ZIA, S.; MUSHTAQ, M. Search Engine Optimization by Moz Link Explorer and Google PageRank: a study of international digital library websites. World Digital Libraries-An international journal, v. 14, n. 2, p. 157-172, 2021. Disponível em: https://content.iospress.com/articles/world-digital-libraries-an-international-journal/wdl14209. Acesso em: 18 out. 2022.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

DUARTE, G.; BARROSO ARRAES ROCHA SILVA, L.; SILVA, N. M. S. S. Utilização de ferramentas do marketing digital: uma análise comparativa entre empresas de serviços de consultoria e estratégia digital e empresas de varejo digital. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 304–327, 2023. DOI: 10.48075/csar.v24i44.31008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31008. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)