A percepção de especialistas vitivinícolas quanto ao comportamento do consumidor de vinho na pandemia

Wine experts’ perception of wine consumer behavior during the pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v29i49.32080

Palavras-chave:

Influenciadores da compra, Consumo nacional, Primeira necessidade, Digitalização no mercado, Consumidor de bebida

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento do consumidor de vinhos durante a pandemia na percepção de especialistas vitivinícolas. Para isso, foi realizado um estudo exploratório através de entrevista semiestruturada, sendo as respostas analisadas e comparadas a pesquisas acerca da relação dos consumidores com o vinho durante a crise da COVID-19. Os resultados mostram que os consumidores de vinho intensificam e mudam o seu envolvimento com o produto vínico em oposição a mudar o seu comportamento de acordo com situações específicas. Em alguns casos, consumidores passaram a consumir o vinho em vista a ajudar na lida psicológica com a situação sanitária e a demais diversos problemas enfrentados na pandemia como medo do isolamento ou mesmo em decorrência da crise econômica. Sendo que essas consequências podem atuar como antecipadoras de comportamentos do consumidor para a tomada de decisão na hora da compra.

Biografia do Autor

Murilo Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Edileide Ramos, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Marcelo Borba, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Jean Revillion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Referências

ALONSO, A. D. et al. How consumers relate to wine during COVID-19 – a comparative, two nation study. International Journal of Wine Business Research, v. 34, n. 4, p. 590–607, 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJWBR-09-2021-0051/full/html.

ALSHAREF, A. et al. Early impacts of the COVID-19 pandemic on the United States construction industry. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 4, p. 1559, 2021.

ANDRIEU, N. et al. Covid-19 management by farmers and policymakers in Burkina Faso, Colombia and France: Lessons for climate action. Agricultural Systems, v. 190, p. 103092, 2021.

BONATO, I. T. Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil. 2020.

BRESSAN, A. et al. Exploring key factors sustaining micro and small food, wine and hospitality firms through the COVID-19 crisis. British Food Journal, v. 125, n. 4, p. 1263–1281, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BFJ-02-2022-0148/full/html.

BUNTIN, M. B. Social distancing—What would it mean for it to work?. In: , 2020, Toronto. JAMA Health Forum. Toronto: American Medical Association, 2020. p. e200474–e200474.

CAMPOS, C.; LINS, S. “ Wine, sweet wine”: significados e determinantes da compra por impulso de vinho do Porto. innovar, v. 32, n. 83, p. 35–50, 2022.

CHETTY, R. et al. Real-time economics: A new platform to track the impacts of COVID-19 on people, businesses, and communities using private sector data. NBER Working Paper, v. 27431, p. 36–46, 2020.

COUTO, M. T.; BARBIERI, C. L. A.; MATOS, C. C. S. A. Considerações sobre o impacto da covid-19 na relação indivíduo-sociedade: da hesitação vacinal ao clamor por uma vacina. Saúde e Sociedade, v. 30, 2021.

COWLING, M.; BROWN, R.; ROCHA, A. Did you save some cash for a rainy COVID-19 day? The crisis and SMEs. International Small Business Journal, v. 38, n. 7, p. 593–604, 2020.

DAVIDS, T.; VINK, N.; CLOETE, K. Covid-19 and the South African wine industry. Agrekon, v. 61, n. 1, p. 42–51, 2022.

EHRENBERG, A.; BOTBOL, M. Depressão, doença da autonomia. Ágora, v. 7, n. 1, p. 143–153, 2004.

GOSTIN, L. O.; WILEY, L. F. Poderes governamentais de saúde pública durante a pandemia COVID-19: pedidos de permanência em casa, fechamento de empresas e restrições a viagens. Jama, v. 323, n. 21, p. 2137–2138, 2020.

GURSOY, D.; CHI, C. G. Effects of COVID-19 pandemic on hospitality industry: review of the current situations and a research agenda. Journal of Hospitality Marketing & Management, v. 29, n. 5, p. 527–529, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19368623.2020.1788231.

HUMPHRIES, J. E.; NEILSON, C.; ULYSSEA, G. The evolving impacts of COVID-19 on small businesses since the CARES Act. 2020.

KARAGIANNIS, D.; METAXAS, T. Sustainable Wine Tourism Development: Case Studies from the Greek Region of Peloponnese. Sustainability, v. 12, n. 12, p. 5223, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/12/5223.

MARQUES, R. C.; SILVEIRA, A. J. T.; PIMENTA, D. N. A pandemia de Covid-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: REIS, T. S. et al. (org.). Coleção história do tempo presente. UFRRed. Boa Vista: Universidade Federal de Rorraima, 2020. p. 314.

RIZZON, F. et al. Influência do país de origem e a relação entre imagem de preço, valor percebido e intenção de recompra de vinhos finos. Revista Organizações em Contexto, v. 16, n. 31, p. 127–149, 2020.

SANTOS, V. et al. Towards a framework for the global wine tourism system. Journal of Organizational Change Management, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JOCM-11-2020-0362/full/html.

SIGALA, M. Thriving in Wine Tourism Through Technology and Innovation: A Survival or a Competitiveness Need?. In: TECHNOLOGY ADVANCES AND INNOVATION IN WINE TOURISM. Singapore: Springer Nature Singapore, 2023. p. 3–11. E-book. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/978-981-19-8277-4_1.

SILVA, V. L. M. O efeito da marca na avaliação sensorial de um vinho. [S. l.]: Universidade de Évora, 2020.

SILVA, T. M.; STOPPA, E. A. O consumo de vinho em tempos de isolamento social: uma discussão à luz dos estudos do lazer. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 2, p. 707–725, 2021.

SYNÁK, F. Problems and Opportunities within the Wine Industry in Terms of the COVID-19 Pandemic. Agriculture, v. 13, n. 3, p. 731, 2023.

TICAU, I. R. Evolution of the wine market in Europe: trends and barriers in the context of the COVID-19 pandemic. Proceedings of the International Conference on Business Excellence, v. 16, n. 1, p. 918–932, 2022.

TONI, D. et al. The symbolic value of wine, moderating and mediating factors and their relationship to consumer purchase intention. International Journal of Wine Business Research, v. 34, n. 2, p. 190–211, 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJWBR-01-2021-0006/full/html.

WITTWER, G.; ANDERSON, K. COVID-19 and global beverage markets: Implications for wine. Journal of Wine Economics, v. 16, n. 2, p. 117–130, 2021.

WITTWER, G.; ANDERSON, K. COVID‐19’s impact on Australian wine markets and regions. Australian Journal of Agricultural and Resource Economics, v. 65, n. 4, p. 822–847, 2021.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

LIMA, M. C. R.; RAMOS, J. E. S.; BORBA, M. da C.; RÉVILLION, J. P. P. A percepção de especialistas vitivinícolas quanto ao comportamento do consumidor de vinho na pandemia: Wine experts’ perception of wine consumer behavior during the pandemic. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 29, n. 49, p. 50–62, 2024. DOI: 10.48075/csar.v29i49.32080. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/32080. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)