Relação da síndrome de Burnout e qualidade de vida: evidências em discentes de graduação em Ciências Contábeis
Relationship between Burnout syndrome and quality of life: evidence in undergraduate accounting students
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v27i47.32331Palavras-chave:
Síndrome de Burnout. Qualidade de vida. Discentes. Ciências Contábeis.Resumo
O estudo objetivou analisar a relação entre a síndrome de Burnout e a qualidade de vida dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública do Sul do Brasil. A amostra envolveu 109 discentes, observando que a síndrome de Burnout se correlaciona fortemente entre si, assim como as de qualidade de vida. Quando relacionadas umas com as outras, houve correlação média, demonstrando que há dimensões da síndrome de Burnout relacionadas à má qualidade de vida, sendo que, quanto maior o grau da síndrome, menor a qualidade de vida. Verificou-se que, principalmente, agentes estressores alheios à vida universitária atrelados à estressores relacionados com professores são capazes de afetar a qualidade de vida dos estudantes de forma geral, física, psicológica, ambiental e social. Diante do exposto, conclui-se que a síndrome de Burnout apontou relação com a qualidade de vida de discentes de Ciências Contábeis dessa Instituição de Ensino Superior.
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