O art. 77-C do Código de Trânsito Brasileiro e a publicidade viária na Rodovia EPB 400

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v29i49.33633

Palavras-chave:

Código de Trânsito Brasileiro, Publicidade, Outdoor, Mensagem educativa de trânsito, Rodovia EPB 400

Resumo

Permeando os campos do Direito e da Comunicação, o presente trabalho investiga o cumprimento do art. 77-C do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na publicidade viária exposta ao longo dos 123,4 quilômetros de extensão da terceira maior rodovia estadual da Paraíba, a EPB 400. O estudo é resultado de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e fim exploratório, e fez uso da observação direta e da análise descritiva. Como resultado, verificou-se que, a despeito da previsão normativa trazida pela Lei n.º 12.006 ainda no ano 2009 ao Código de Trânsito, ao tempo da coleta dos dados, os outdoors dispostos ao longo da rodovia não obedeciam à imposição legal. Confirmando a hipótese levantada, constatou-se que nenhum dos anúncios registrados e tomados por análise veiculava mensagem educativa de trânsito conjuntamente ao texto que exibia.

Biografia do Autor

Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Rio Grande do Norte (UERN)

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

DE SOUSA FERREIRA, J. P.; DE SOUSA FEITOSA, N. M. O art. 77-C do Código de Trânsito Brasileiro e a publicidade viária na Rodovia EPB 400. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 29, n. 49, p. 82–99, 2024. DOI: 10.48075/csar.v29i49.33633. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/33633. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)