A liderança no estímulo da inovação em startups: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Leadership in stimulating innovation in startups: A Systematic Literature Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v27i47.33813

Palavras-chave:

Liderança, Inovação, Startup, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Este artigo analisa o papel da liderança no estímulo à inovação em startups, destacando a importância da agilidade e inovação diante da competitividade global e do avanço tecnológico. Com hierarquias flexíveis, a liderança é essencial para orientar a empresa. A pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura, utilizando artigos das bases Scopus e Web of Science, para identificar tendências, lacunas e consensos na área. O artigo explora teorias de liderança, conceitos e dimensões da inovação, e o cenário atual em startups. Resultados indicam que a liderança é crucial na promoção da inovação, impulsionando o desenvolvimento individual e melhorando o desempenho da empresa. O estudo analisou 34 artigos, publicados entre 2015 e 2023, principalmente em revistas de Qualis 1 e 2, com contribuições de diversos países. Conclui-se que a liderança é fundamental para a inovação em startups, sendo valiosa para líderes e empreendedores.

Referências

ABSTARTUPS. Associação Brasileira de Startups. (2023). Disponível em: https://abstartups.com.br/definicao-startups/. Acesso em: outubro de 2023.

AFRYIE, Samuel; DU, Jianguo; MUSAH, Abdul-Aziz (2019). Innovation and marketing performance of SMEs in an emerging economy: the moderating effect of transformational leadership. Journal of Global Entrepreneurship Research. DOI: 10.1186/s40497-019-0165-3.

ADAM, Roxana; CORNESCU, Viorel. (2019). Inovação de produtos - Um quadro teórico do conceito. Conferência Internacional sobre Economia e Administração.

ALIF, Muhammad I. (2022). Liderança Empoderadora na Criatividade e Esforço no Trabalho: Uma Elucidação por meio do Empoderamento Psicológico e Autoliderança da Geração Milênio. Gadjah Mada International Journal of Business. DOI: <10.22146/gamaijb.61306>.

ANTONIO, Tony et al. (2023). Fostering Team Innovation in Tech Start-Ups: The Role of Team Ambidexterity as Mediator Between Servant Leadership Behavior and Team Innovation. International Journal of Innovation Management. DOI: 10.1142/S1363919621500912.

ARTZ, B.; Goodall, A.; Oswald, A. (2017) Boss competence and worker well- being. ILR Review, 70(2), 419–450.

ARTZ, B.; Goodall, A.;Oswald, A. (2020) How common are bad bosses. Industrial Relations, 59(1), 3–39.

AUDRETSCH, David B.; BELITSKI, Maksin; CAIAZZA, Rosa. (2021). Start-ups, Innovation, and Knowledge Spillovers. The Journal of Technology. DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-021-09846-5.

ARAÚJO, Alisson K.; ARAÚJO, Richard M. (2013). THE INNOVATION OF A PROCESS: A STUDY IN THE RESTAURANT BUSINESS. Revista de Cultura e Turismo.

BERG, M. E.; KARLSEN, J. T. A study of coaching leadership style practice in projects. Management Research Review, 39(9), 1122–1142, 2016.

CASSER, L; Meier, S. (2018) Nonmonetary incentives and the implications of work as a source of meaning. Journal of Economic Perspective, 32(3), 215–238.

DABKE D. (2016). Impact of leader’s emotional intelligence and transformational behavior on perceived leadership effectiveness: A multiple source view. Business Perspectives and Research, 4(1), 27–40.

DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019.

EPITROPAKI, O. et al. Leadership and followership identity processes: A multilevel review. The Leadership Quarterly, 28(1), 104–129, 2017.

FORTES, Gustavo Passos; OLIVEIRA, Túlio Silva; JUNIOR, Cândido Vieira Borges. Mark granovetter nos estudos do empreendedorismo e da inovação: uma revisão bibliométrica da última década. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 4, p. 5331-5355, 2023.

FRARE, A. B., & BEUREN, I. M. (2021). Fostering individual creativity in startups: comprehensive performance measurement systems, role clarity and strategic flexibility. European Business Review, 33(6), 869-891. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2020-0262

FREEMAN, Christopher; SOETE, Luc. (1982). The Economics of Industrial Innovation (2ª edn.). London: Frances Pinter.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GILDA A. BARABINO. (2019). Reconceitualização da inovação. Tecnologia e Inovação. DOI: <10.21300/20.4.2019.361>.

HARRINGTON, H. J.; VOEHL, Frank (2020). O ciclo de sistemas de inovação: Simplificando e incorporando as diretrizes da norma ISO 56002 e as melhores práticas. CRC Press.

JUNG, K.; CHILTON, K.; VALERO, J. N. (2017). Uncovering stakeholders in public-private relations on social media: A case study of the 2015 Volkswagen scandal. Quality and Quantity, 51(3), 1113.

KINICKI, A. (2021). Comportamento organizacional: Uma abordagem prática de resolução de problemas (3ª ed.). NY: Ensino Superior Mc-Graw-Hill.

KREKEL, C.; Ward, G.; De Neve, J. (2019) What makes for a good job? Evidence using subjective wellbeing data. In M. Rojas (Ed.), The economics of happiness: how the Easterlin paradox transformed our understanding of well-being and progress. Cham: Springer, pp. 241–268.

LAGO, Nicole Cecchele et al. (2023). The role of cooperation and technological orientation on startups' innovativeness: An analysis based on the microfoundations of innovation. Technological Forecasting & Social Change. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122604.

MANGIZA, P.; BROWN, I. (2020, setembro). Perfil de Habilidades Necessárias de Profissionais de Desenvolvimento de Software para Startups. Em Conferência do Instituto Sul-Africano de Cientistas da Computação e Tecnólogos da Informação de 2020, pp. 102-109. DOI: https://doi.org/10.1145/3410886.3410904.

MEN, L. R.; JI, Y. G.; CHEN, Z. F. (2019). Comunicação estratégica para startups e empreendedores na China. Routledge.

MEN, Linjuan Rita; QIN, Yufan Sunny; MITSON, Renee. (2021). Engaging startup employees via charismatic leadership communication: The importance of communicating "visão, paixão e cuidado". International Journal of Business Communication, v. 58, n. 3, p. 23294884211020488.

OLIVEIRA, Livia Micaelia Soares et al. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE INOVAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAPF/UERN,2022.

ONESTO L. M. (2017). Women’s leadership effectiveness within the technology industry: How gender roles and emotional intelligence impact followers’ evaluations [Doctoral dissertation]. The Chicago School of Professional Psychology.

PETER DRUCKER. Inovação e empreendedorismo. Harper & Row, New York, 1985.

PORTER, Michael (1990) The Competitive Advantage of Nations. Macmillan, London.

POPA, S.; SOTO-ACOSTA, P.; MARTINEZ-CONESA, I. Antecedents, moderators, and outcomes of innovation climate and open innovation: An empirical study in SMEs. Technological Forecasting and Social Change, v. 118, p. 134–142, 2017.

PROMMER, Lisa; TIBERIUS, Victor; KRAUS, Sascha. Exploring the future of startup leadership development. Journal of Business Venturing Insights, v. 14, p. e00200, 2020.

RIES, Eric (2012). The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. – São Paulo: Lua de Papel, 2012.

ROCHA, RONALTY O.; MARIA E.L., OLAVE; EDWARD D.M., ORDONEZ. (2018). Estratégias de inovação para startups. Revista Pretexto. DOI: https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.5996.

ROEVER, Leonardo. Understanding systematic review studies (2020) Journal of the Brazilian Society of Clinical Medicine.

ROGERS, E. M. (1962). Difusão das inovações. Primeira Edição. New York: The Free Press.

RODE, V.; VALLASTER, C. (2005). Corporate Branding for Start-ups: The Crucial Role of Entrepreneurs. Corp Reputation Rev, 8, 121–135. https://doi.org/10.1057/palgrave.crr.1540244.

RITHWELL, Roy; ZEGVELD, Walter (1985). Reindustrialization and Technology. M.E. Sharpe.

SCHACHTER, MÓNICA E. (2017). A natureza e variedade da inovação. International Journal of Innovation Studies. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijis.2018.08.004.

SCHUMPETER, J.A. (1934). A teoria do desenvolvimento econômico. Cambridge, Mass.: Harvard University.

SÉNA, Priscila (2018) Conceptual approaches between information, technology, and innovation in the startup context: interdisciplinart challenges for information Science. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. DOI: 10.20396/rdbci.v1i0.8653356.

SILVA, E.; VALENTIM, M. L. P. Equipamentos culturais e inovação: o que diz a ‘lei da inovação’ brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15. 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 2140-2147.

SUN, Shiqiang; TAO, Qiu Y. (2020) The Relationship Between Technological Innovation Ability, Atmosphere, and Innovation Performance. International Journal of Information Systems and Supply Chain Management. DOI: 10.4018/IJISSCM.2020040103.

TITREK, Osman. The Level of Innovation Management of School. Anthropologist, v. 19, n. 2, p. 449–456, 2015.

VERZOLA, S. C. A lei de inovação e a proteção do conhecimento tradicional. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 25, n. 2, p.185-192, abr./jun. 2015.

WOLFF, L.; CABRAL, P. M. F.; LOURENÇO, P. R. M. R. S. O Papel da Liderança na Eficácia das Equipes de Trabalho. Revista Gestão & Tecnologia, v. 13, n. 01, p. 177-204, 2013.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

WEGRZINOVSKI PICKSSIUS, M.; DE FARIA SILVA, R.; DA COSTA DOS SANTOS, R. A liderança no estímulo da inovação em startups: Uma Revisão Sistemática da Literatura: Leadership in stimulating innovation in startups: A Systematic Literature Review. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 27, n. 47, p. 80–99, 2024. DOI: 10.48075/csar.v27i47.33813. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/33813. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)