Inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho sob a ótica da gestão de pessoas em Parauapebas/PA
Integration of people with disabilities into the labor market from a people management perspective in Parauapebas, Pará
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.34530Palavras-chave:
Programas inclusivos, Integração de pessoas, Direitos fundamentais, Diversidade organizacionalResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos gestores de recursos humanos acerca da inclusão de pessoas com deficiência, identificando barreiras, boas práticas e o papel das políticas públicas no mercado de trabalho na região de Parauapebas, Pará. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados. Os resultados indicam que a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes corporativos traz benefícios tangíveis, como o aumento da criatividade e da inovação, maior compreensão das necessidades de possíveis funcionários com deficiência e melhoria da imagem institucional. Além disso, ambientes diversificados favorecem a formação de equipes mais coesas e resilientes. A pesquisa também revela que, apesar dos avanços nas legislações e políticas públicas, ainda persistem barreiras comportamentais e físicas que dificultam a inclusão plena das pessoas com deficiência. O estudo enfatiza a importância de estratégias estruturadas que integrem a inclusão como valor central, promovendo a equidade e valorização da diversidade no ambiente corporativo. A implementação de programas formais de acompanhamento, capacitação de gestores e colaboradores, e a adoção de indicadores de desempenho inclusivos são medidas essenciais para criar ambientes de trabalho mais acessíveis e justos.
Referências
AMORIM, J. F. G.; RAFANTE, H. C.; CAIADO, K. R. M. A organização política das pessoas com deficiência no Brasil e suas reivindicações no campo educacional. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-26, 2019.
BARTALOTTI, C. C. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade? 1ª ed. Paulus, 2006.
BAMPI, L. N. S.; GUILHEM, D.; ALVES, E. D. Modelo social: un nuevo abordaje para el tema deficiencia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, p. 816-823, 2010.
BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil (1824). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em 14 jan. 2015.
BUCELES, N. M. C. et al. A eficácia de políticas de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho: Uma análise crítica. Revista de estudos jurídicos da OAB/MA, v. 1, n. 1, p. 143-158, 2025.
CAMARGO, M. L. et al. A Pessoa com Deficiência (PcD) e o mercado de trabalho: desafios à inclusão. In: Congresso de extensão universitária da UNESP. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015. p. 1-7.
CARVALHO, Ma. N. A pessoa com deficiência na organização: análise do desenvolvimento de carreira da PcD. 2019.
FELIZARDO, P. S. D. et al. Inclusão de pessoas com deficiência nas organizações e impacto no clima organizacional (CO). Revista da FAE, v. 1, p. 159-176, 2016.
FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
GARAY, A. B. S. As representações sociais de jovens participantes de projeto social de inserção no mercado de trabalho. REGE-Revista de Gestão, v. 18, n. 1, p. 93-109, jan./mar. 2011.
GILLA, C. G. et al. Um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Interação em Psicologia, v. 24, n. 1, 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2022. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Pessoas com Deficiência. IBGE, 2022.
LARA, J. A.; SOBRAL, R. C.; SILVA, G. R. R. O Papel da APASFI no Processo de Inclusão e Colocação de Trabalhadores Surdos no Mercado de Trabalho: The Role of APASFI in the Process of Inclusion and Placement of Deaf Workers in the Job Market. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 30, n. 50, p. 116–132, 2025.
LEMOS, J. C; CHAHINI, T. C.H. Tecnologias assistivas nas bibliotecas universitárias. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 32517-32531, 2019.
LUZ, V. C.; ALVES, M. F. A gestão da diversidade e inclusão e seus benefícios para as empresas. Revista Foco, Curitiba (PR), v. 16, n. 1, e 731, p. 01-11, 2023.
ROTTA, M.; MORAES, A. C. W. Pessoas com deficiência e o acesso ao mercado de trabalho: a luz do princípio da igualdade. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 8, n. 14, p. 62, 2010.
SANTOS, P.V. BRANDÃO, G. C. A. Tecnologias Assistivas no Ensino de Física para Alunos com Deficiência Visual: um estudo de caso baseado na audiodescrição. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.
SILVA, A. L. S. S; VALVERDE, G. M.; ROSA, W. M. A educação inclusiva como emancipação social das pessoas com deficiência. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 26, n. 46, p. 300–318, 2023.
SILVA, C. S.; MONTEZUMA, L. C. C. A.; DIRINO, D. C. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro: desafios e perspectivas no contexto do direito trabalhista. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 28, n. 134, 31 mai. 2024.
SENA, G. C. A. et al. Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, v. 19, n. 2, p. 1-23, 2025.
SOARES, R. C.; OLIVEIRA, M. F. R. A positivação dos direitos das pessoas com deficiência na perspectiva constitucional e normativa no contexto da obrigatoriedade de reserva de vagas de trabalho na iniciativa privada e a alternativa de incentivos para contratação. Revista Em Tempo, v. 17, n. 01, p. 145-170, 2018.
SOUSA, K. N.; NERES, P. D. L.; EVARISTO, F. J. C. B. A lei nº 13.146/2015 e os seus efeitos na autonomia das pessoas com deficiência junto a decisão apoiada. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 6193-6211, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.