A VIRTUALIZAÇÃO DA EMPRESA CONVENCIONAL OU O SENTIDO DA DESMATERIALIZAÇÃO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
organização, revolução tecnológica, virtualizaçãoResumo
O artigo focaliza como questão central a relação entre os novos paradigmas de conhecimento e os modelos das organizações produtivas. O mesmo reconstrói a evolução histórica dos modelos organizacionais adotados pelas empresas desde a Revolução Industrial até o momento atual e sugere que a gênese destastransformações está profundamente relacionada à 4ª.Revolução tecnológica ou 5ª. Onda. Os autores especulam sobre o modelo que será comum na era que se inicia e trazem reflexões que merecem atenção especial frente à 5ª onda, tecendo considerações quanto à imperativa necessidade de adaptação aos novos tempos. Sugerem ainda que empresas de determinados setores que visem o sucesso em termos de sobrevivência e expansão, deverão mover-se para o caminho da desmaterialização, em função das forças que convergem para esta imperativa exigência do mundo atual.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BAIARDI, A.; RIBEIRO, M. C. M. A VIRTUALIZAÇÃO DA EMPRESA CONVENCIONAL OU O SENTIDO DA DESMATERIALIZAÇÃO EMPRESARIAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 16, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/4591. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.