A INVENÇÃO DO DISCURSO VERDE NA AMAZÔNIA
Resumo
O presente texto faz parte das reflexões da pesquisa: Interfaces do discurso verde na Amazônia. O objetivo que motivou a escrita deste artigo é repensar e discutir os conceitos, as implicações sociológicas, antropológicas e discursivas dos termos freqüentemente usados por governos amazônicos da tríadepara o desenvolvimento verde. Nestes espaços (Acre, Amazonas e Amapá) o discurso assume conotação imprescindível, pois ele é constitutivo e construtor de um poder estatal ampliado. O poder é percebido nos jogos ideológicos uma vez que ‘’a materialidade ideológica só seja possível de ser apreendida a partir da
materialidade lingüística’’, (PÊCHEUX, 1988, p.116), que aparece nas formações discursivas, ou seja, a ideologia do discurso aparece no dizer concreto de cada sujeito. O discurso torna-se práxis neste assujeitamento ideológico que conduz cada
pessoa a acreditar que, a partir de sua livre vontade, pode se colocar, sob a forma discursiva, no lugar de uma ou outra classe social. Pois, se espera que a população local, induzida por estas políticas as legitimem, as incorporem, as defendam, as elejam como ótimas e corretas do ponto de vista das mudanças do mundo atual.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ARAÚJO, J. J. C. D. N.; FARIAS, C. S. D.; DIAS, J. S.; SANTOS, J. D. S.; LIMA, ÁVILA F. A INVENÇÃO DO DISCURSO VERDE NA AMAZÔNIA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 16, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/4597. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.