A TERCEIRIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA
Palavras-chave:
Ressocialização, prisões, privatizaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as prisões terceirizadas no Brasil a partir dos pressupostos da Criminologia Crítica. Pretende-se investigar a origem histórica das prisões e assim compreender a finalidade do fenômeno da Privatização no mundo e da Terceirização no Brasil. Busca-se também mapear ascaracterísticas das prisões terceirizadas e através disso entender porque impossibilitam a ressocialização do criminoso. Em suma, a Criminologia Crítica demonstrou que as prisões são completamente incapazes de cumprir o fim para o qual foram criadas, e no entanto, a solução encontrada para resolver os problemas referentes à criminalidade é construir mais presídios. De nada adianta tentar melhorar as prisões (repassando ao particular a sua administração) a fim de ressocializar o criminoso, eis que o problema é estrutural, está inserido na própria
instituição. Diante disso, entende a Criminologia Crítica que a solução é buscar alternativas as prisões, eis que elas existem tão somente em função de proteger as classes dominantes na estrutura social, reproduzindo as relações de desigualdade.
Por fim, a análise foi desenvolvida a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, e o método utilizado foi o monográfico.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PIAIA, A.; DAMBROS, J.; STEFANETI, R. C. G. A TERCEIRIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 16, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/4598. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.