Sobre o papel do Estado: Diálogo com a crítica ao neoliberalismo de Noam Chomsky
Palavras-chave:
neoliberalismo, Chomsky, política internacionalResumo
No momento em que recrudesce o debate social do Estado após a recente crise econômica mundial propomos este breve artigo como um momento inicial para analisar alguns dos problemas que daí emergem a partir do referencial teórico de um dos mais ácidos críticos ao neoliberalismo, Noam Chomsky, em seu livro O lucro ou as pessoas. A idéia geral que perpassa este artigo é a de realizar uma aproximação analítica do conteúdo tratado pelo autor através de diálogo com pensadores liberais. Este artigo é apenas uma análise preliminar que demanda aprofundamento em diversos tópicos. Neste ponto aparecem alguns aspectos que nos aproxima de Chomsky e outros caracterizadores de profundos desacordos com o autor. Neste momento procuraremos expor motivos bem ordenados destas divergências de fundo com um dos pensadores mais influentes da esquerda norte-americana e sério crítico do liberalismo, da globalização e suas estruturas de poder que servem parcialmente para a elaboração de discursos atóctones e críticas teóricas contra o pensamento liberal.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BUENO, R. Sobre o papel do Estado: Diálogo com a crítica ao neoliberalismo de Noam Chomsky. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p. 09–24, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5297. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.