Modernização da agricultura brasileira e agricultura familiar: uma leitura a partir de Jürguen Habermas
Palavras-chave:
modernização, agricultura familiar, Habermas.Resumo
A partir do contexto da modernização da agricultura brasileira e seus reflexos na agricultura familiar que este artigo apresenta e relaciona os conceitos de Jürguen Habermas que tratam sobre o sistema e o mundo da vida. No sistema encontram-se as dimensões do Estado e do mercado nas quais predomina a racionalidade instrumental e sua ação é efetivada pelo dinheiro e poder. O sistema influencia e modifica o mundo da vida, no caso, dos agricultores familiares. A dimensão do mundo da vida tratadas interações sociais, da cultura, da tradição e no modo que o agricultor e sua família vive e se reproduz social e economicamente. Nesta dimensão prevalece a racionalidade substantiva e comunicativa nas famílias e nos grupos sociais em
que estão relacionados. No conjunto de interações entre a dimensão sistema e a dimensão mundo da vida que se estabe-
lecem a autonomia e a diferenciação do agricultor familiar, assim como a sua dissociação e racionalização, de acordo com o grau de influência do sistema.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ROESLER, D. A. Modernização da agricultura brasileira e agricultura familiar: uma leitura a partir de Jürguen Habermas. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p. 69–80, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5303. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.