A castração química como alternativa no combate à pedofilia: algumas palavras acerca do projeto de lei nº 552/2007 e o modelo político-criminal emergencial
Palavras-chave:
castração química, pedofilia, Pro- posta de Lei do Senado n. 552/2007Resumo
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar e analisar a proposta ancorada no Projeto de Lei n. 552/2007, que objetiva acrescentar uma nova modalidade de pena aos delitos sexuaispraticados contra crianças e adolescentes. A atividade legislativa segue a tendência de alguns países da América do Norte como Estados Unidos e Canadá que já implantaram em suas legislações a denominada "castração química" como medida de combate às reiteradas práticas de pedofilia. Contudo, novamente a atividade legislativa provou não ser uma habilidade bem desenvolvida no Brasil, vez que o Anteprojeto de lei de redação confusa e
errônea legitima alguns institutos desprezíveis do ponto de vista constitucional-penal, como o bis in idem. A ignorância por completo de alguns princípios penais de garantia e a retomada de sepultados sistemas de aplicação de medida de segurança são, também, marcas explícitas da criticável proposta. Embora date o projeto de 2007, a apreciação do tema se faz necessário por ora, vez que atualmente tramita o projeto pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, já tendo sido alvo de análise pela Comissão de Constituição e Justiça que em sede de relatório, sugeriu modificações na redação do projeto, sem para tanto, libertá-lo das aberrantes e incontestáveis violações jurídico-penais. Ao contrário, não bastasse o aval à implantação da medida, acabou por prever uma alternativa tão mais interventiva que a original - castração física que afronta, outrossim, toda a principiologia garantista de um direito penal de mínima intervenção.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FERREIRA, P. P. da C. A castração química como alternativa no combate à pedofilia: algumas palavras acerca do projeto de lei nº 552/2007 e o modelo político-criminal emergencial. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p.113–127, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5305. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.