O estudo do Banco Mundial sobre o capital intelectual e sua aplicabilidade em relação ao IAS 38
Palavras-chave:
ativos intangíveis, capital in- telectual, Banco MundialResumo
A composição dos ativos de uma empresa, por ser a fonte geradora de recursos financeiros sempre mereceu especial atenção dosgestores. A composição, porém, destes ativos, passam a merecer uma atenção especial, especialmente numa época em que o conhecimento tem sido o fator fundamental de sustentação, quer
seja de uma empresa ou mesmo de uma nação. Assim, os ativos intangíveis passam a ter uma nova conotação. O Banco Mundial realizou um estudo com o objetivo de identificar a composição do patrimônio de 120 nações, buscando identificar a parcela pertencente ao que ele denominou de Capital Intelectual. Assim neste artigo será feito um breve relato sobre o referido estudo, evi-
denciando em especial o tratamento dado ao Capital Intelectual identificado no estudo. O artigo inicia com conceitos sobre ativos, passando para ativos intangíveis e também sobre a norma IAS 38 que trata do assunto. Em seguida é abordado o estudo do Banco Mundial para na seqüência examinar à luz dos conceito se os critérios utilizados por ele estão em consonância com os conceitos relativos aos ativos intangíveis emanados pelos autores, em especial a norma IAS 38. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa utilizando-se dos procedimentos de uma pesquisa bibliográfica. Ao final foi constatado que o Banco Mundial se utilizou de conceitos econômicos para avaliar a riqueza das nações que pesquisou e para a identificação do capital intelectual, especialmente no que tange aos conceitos e metodologia de cálculos pela análise de conteúdo feita em muito se assemelha às normas internacionais, especialmente ao IAS 38, podendo-se constatar que ambas convergem para os mesmos conceitos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BRANDT, V. A. O estudo do Banco Mundial sobre o capital intelectual e sua aplicabilidade em relação ao IAS 38. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p.129–141, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5306. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.