Vantagem competitiva com a prática de responsabilidade social e sustentabilidade?
Palavras-chave:
vantagem competitiva, responsabili- dade social, desenvolvimento sustentávelResumo
A motivação para a escolha do tema do artigo deve-se ao fato de que responsabilidade social e sustentabilidade são temas já incorporados na pauta de discussão nos mais diversos níveis da sociedade, mas que, entretanto, observa-se o desconhecimento e mesmo dúvidas sobre o grau das obrigações das empresas para com a sociedade. E, também, de como fazer as medições das obrigações e ações, de forma que o assunto não fique restrito ao campo da boa intenção e escape ao planejamento, organização, implantação, direção e controle de ações (estratégias efetivas), apartir de indicadores previamente definidos. O objetivo principal para elaboração do artigo foi assim definido: com base na revisão de literatura, verificar se uma empresa alcança a vantagem competitiva com a prática da responsabilidade social e sustentabilidade. Justifica-se a pesquisa para a elaboração do artigo, uma vez que, de forma definitiva, responsabilidade social e
sustentabilidade entraram na pauta de discussão da esfera política, nas ações dos empresários e, principalmente, tornou-se um assunto de interesse do cidadão comum. Responsabilidade social e sustentabilidade são temas que suscitam discussões, quer sejam no campo teórico-acadêmico, quer sejam no mundo empresarial,
tanto por falta de clarificação dos termos, como também por dificuldades diversas, entre elas, a aplicação prática: dificuldades de ações planejadas e de indicadores confiáveis de resultados. Contudo, não se pode esquecer que, ainda, as escolas de administração, gestão e negócios no Brasil não contemplam de forma abrangente responsabilidade social e desenvolvimento
sustentável em seus currículos acadêmicos, o máximo que ocorre são disciplinas específicas, mas não trabalhadas de forma sistêmica e focadas no conceito da interdisciplinaridade.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
VASCONCELOS, S. S. de; NORMANHA FILHO, M. A. Vantagem competitiva com a prática de responsabilidade social e sustentabilidade?. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p. 97–112, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/5323. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
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