Estratégias em pequenas e médias empresas: análise de citação de artigos do ENANPAD
Palavras-chave:
Análise de citação, estratégia, empresas.Resumo
O artigo objetivou analisar as citações dos artigos científicos sobre estratégia em pequenas e médias empresas do EnANPAD, período de 1998 a 2008. Buscou-se os artigos que continham as palavras “estratégia de pequenas empresas”, “estratégia em pequenas empresas”, “estratégia de PME”, no título, resumo ou palavras-chave. A pesquisa enquadra-se como: exploratória, bibliográfica,quantitativa, de corte longitudinal e o tipo de estudo foi análise da citação. Como resultados, constatou-se que entre os autores estrangeiros Mintzberg apresenta o maior número de citações de obras distintas, 30 citações de 10 obras. Os autores Miles; Snow apresentam o maior número de citações da mesma obra, “Or-
ganizational strategy, structure and process”, 17 citações. Referente aos autores nacionais, Gimenez, Machado-da-Silva; Fonseca são os
que apresentam maior número de citações de obras distintas. Os autores Casarotto Filho; Pires apresentam o maior número de citações da mesma obra, “Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local”. A média geral de vida das obras é de 12 anos. Em termos proporcionais, os autores nacionais que são mencionados com quatro ou mais citações, representam aproximadamente 10% dos autores estrangeiros, também com quatro ou mais citações. Considerando que a fonte de pesquisa englobou somente o EnANPAD, sugere-se que novos trabalhos sobre análise de citação sejam elaborados, envolvendo uma base de dados mais ampla.
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Publicado
01-06-2012
Como Citar
HEINZMANN, L. M.; HOELGEBAUM, M. Estratégias em pequenas e médias empresas: análise de citação de artigos do ENANPAD. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 18, p. p. 23–44, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6485. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
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