Operacionalização de um modelo de capital intelectual direcionado ao setor público
Palavras-chave:
capital intelectual, setor público, modelo proposto por Queiroz.Resumo
O capital intelectual passou a ser percebido como um elemento essencial que auxilia organizações públicas e privadas a obterem diferencial competitivo. Contudo Queiroz em 2003 observa uma lacuna em relação à carência de ferramentas que apóiem o setor público. A partir dessa lacuna ele propõe um modelo para identificar e gerenciar os elementos que compõem o capital intelectual direcionado a esse setor. Este estudo operacionaliza o modelo em questão a fim de verificar como ele contribui na gerência de elementos intangíveis de uma instituição pública bancária. A pesquisa de caráter descritivo adota as seguintes técnicas de pesqusa: pesquisa bibliográfica, entrevistas informais e questionário fechado. Como resultado do estudo pode-se identificar e gerenciar os elementos que compõem o capital intelectual da organização selecionada. A partir dos resultados obtidos conclui-se que o modelo operacionalizado promove o processo de gerenciamento do capital intelectual, ao gerar ações de melhoria e ao informar, no âmbito organizacional, os pontos que carecem de melhoria a fim de que a instituição possa direcionar seus esforços para alavancar seus resultados em termos do capital intelectual.Downloads
Publicado
10-07-2012
Como Citar
ECCEL, S.; IGARASHI, D. C. C.; IGARASHI, W.; IGARASHI, W. Operacionalização de um modelo de capital intelectual direcionado ao setor público. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 23–26, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6571. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.