Atuação do poder público, desenvolvimento e competitividade em arranjos produtivos locais: o APL moveleiro de Ubá-MG
Palavras-chave:
arranjos produtivos locais, estratificação, atuação do poder público.Resumo
Buscou-se neste trabalho estudar um APL moveleiro, com vistas a identificar e caracterizar grupos de empresas com base em aspectos referentes à competitividade dos mesmos, bem como identificar que tipo de atuação do Poder Público se zpresenta mais apropriada ao desenvolvimento das empresas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com especialistas no APL a fim de identificar diferenças de padrões competitivos entre os grupos. A partir das características levantadas, foi possível estratificar os padrões das empresas em três níveis competitivos: avançados, intermediários e incipientes, bem como indicar ações do Poder Público demandadas para o desenvolvimento dessesgrupos. Os resultados indicaram que os principais elementos diferenciadores dos grupos estão´relacionados com produto, mercado e gestão, bem como permitiram identificar o ações do Poder Público que seriam mais indicadas para cada grupo. Como proposta futura, emerge a necessidade de investigações específicas sobre a diversidade interna do APL, através de visitas e entrevistas nas unidades industriais, de modo a verificar se a percepção dos especialistas é condizente com os padrões adotados nas empresas.
Downloads
Publicado
10-07-2012
Como Citar
ALBINO, A. A.; SOUZA, S. D. C. de; LIMA, A. T. F. de C.; SOUZA, F. C. de. Atuação do poder público, desenvolvimento e competitividade em arranjos produtivos locais: o APL moveleiro de Ubá-MG. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 61–80, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6612. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.