Direitos sociais, saúde e políticas públicas
Palavras-chave:
estado, direito, social, políticas, saúde.Resumo
O presente trabalho, que aborda temasvinculados aos direitos sociais, mais especificamente, ao direito à saúde, tem por objetivo buscar na doutrina, legislação e jurisprudência noções gerais sobre saúde, políticas públicas
voltadas à implementação desse direito fundamental e sua análise na Constituição Federal. Visando sua melhor compreensão, foi necessário proceder-se a uma breve análise histórica sobre a evolução das políticas de saúde adotadas no Brasil, abordando, como determinante em cada período, o contexto socioeconômico e político próprio, a partir do início do século XX. Por estar intrinsecamente ligado ao tema proposto, a teoria da “reserva do possível” também foi inserida como objeto de estudo. De antemão, podemos esclarecer que não há um conceito único de políticas públicas, em sentido geral podem ser compreendidas como programas de intervenção estatal obtidos com ações conjuntas ou particulares do Estado visando a consecução de determinados fins setoriais ou gerais. Através de um método indutivo e sistemático chegamos a definições e conclusões que contribuíram para o entendimento do tema. A saúde é inserida no contexto jurídico como um direito social, caracterizado como o direito subjetivo, que permitem aos cidadãos não só direitos de agir, mas, principalmente, poderes de exigir do Estado que bem desempenhe suas atribiuições fixadas constitucionalmente. Percebemos que o assunto tem passado por grandes transformações no sistema nacional, tanto no aspecto teórico, como no prático, inclusive, a Constituição Federal Brasileira sofreu várias reformas que vêm possibilitando um tratamento com maior efetividade às questões relacionadas à saúde pública.
Downloads
Publicado
10-07-2012
Como Citar
ALMEIDA, L. M. de. Direitos sociais, saúde e políticas públicas. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 81–96, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6666. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.