Direitos fundamentais sociais: o direito à saúde no Brasil e nos países do Leste Europeu, segundo a perspectiva garantista de Ferrajoli
Agências de fomento
direito comparado à saúde, leste europeu, Brasil, Constituição Europeia, garantismo jurídico.
Resumo
O presente estudo representa a primeira abordagem do trabalho de pesquisa em direito comparado, que avalia o direito à saúde nos países do Leste europeu, pós-admissão na União Europeia, suas carências e as políticas públicas a serem desenvolvidas tanto pela União quanto no âmbito interno de cada país em busca do alcance dos níveis praticados atualmente em países já admitidos n a União Europeia há mais tempo, comparando tais situações ao modelo brasileiro, de acordo com uma perspectiva garantista, nos moldes do pensamento de Luigi Ferrajoli. Ainda que os antigos membros da UE apresentem níveis consideráveis de qualidade do serviço de saúde aos seus nacionais, não ocorre o mesmo no que se refere aos países aceitos há menos tempo na Instituição, os quais se debatem com dificuldades de várias ordens na tentativa de alcançar o mínimo aceitável de prestações nesta área às suas populações.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BOSCO, M. G. D. Direitos fundamentais sociais: o direito à saúde no Brasil e nos países do Leste Europeu, segundo a perspectiva garantista de Ferrajoli. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 9–22, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6707. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.