A recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte
Palavras-chave:
recuperação judicial, microempresas, empresas de pequeno porte.Resumo
O artigo 70 da lei de Falências prevê a possibilidade de microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas na lei nº 9.317/96, apresentarem plano especial de recuperação judicial a qual prevê a mera faculdade de optar pelo plano normal, a principal vantagem da recuperação judicial é proporcionar ao devedor a chance de envolver todos os credores e apresentar um plano de recuperação que, efetivamente, possa ser cumprido e evite a falência, que é um procedimento judicial que pode implicar na dissolução da empresa que não possui mais condições de prosseguir com a atividade empresarial. A metodologia a ser utilizada será o dedutivo, com analise de materiais bibliográficos, legislativos, doutrinários e artigos de revistas e internet.Downloads
Publicado
20-07-2012
Como Citar
GUIMARÃES, M. L. A recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, p. 239–257, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/6762. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.