A PARTICIPAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS NAS CONFERÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1992-1996) E DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (1996-2005) E A SOCIEDADE CIVIL GLOBAL
Palavras-chave:
ONGs, ONU, OMC.Resumo
Embora tanto a Organização das Nações Unidas (ONU) quanto a Organização Mundial do Comércio (OMC) constituam organizações intergovernamentais – o que quer dizer que seus membros são os Estados que as constituem ou a elas aderem posteriormente – diversas organizações não-governamentais (ONGs) pleitearam e conseguiram credenciamento para participar de conferências realizadas entre 1992 e 2005. A presença de ONGs em tais eventos levou diversos pesquisadores a considerar a possibilidade de que estivesse surgindo algo como uma sociedade civil global já que os cidadãos estavam conquistando o direito de estar presentes, ao lado dos representantes oficiais dos Estados, nos fóruns em que se decidia assuntos fundamentais para o futuro da humanidade. Dentre as milhares de ONGs participantes estavam organizações que mantinham seus escritórios administrativos no Brasil – mais de duzentas no total. O objetivo aqui é analisar a presença dessas ONGs brasileiras nas conferências da ONU e da OMC buscando avaliar o impacto dessa participação tanto para as próprias ONGs como para o resultado dos eventos de modo a pensar como a sociedade civil brasileira participou, nesses casos específicos, da suposta sociedade civil global.Downloads
Publicado
24-01-2013
Como Citar
SILVA, V. S. V. da. A PARTICIPAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS NAS CONFERÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1992-1996) E DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (1996-2005) E A SOCIEDADE CIVIL GLOBAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 27–42, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/7598. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.