UMA CONTRIBUIÇÃO À CONTABILIDADE NA GLOBALIZAÇÃO: A ESTANDARDIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PELO CIA (CERTIFIED INTERNAL AUDITOR)
Palavras-chave:
Auditoria interna, Certified Internal Auditor (CIA), EstandardizaçãoResumo
Principalmente após escândalos financeiros como a Enron, muitas empresas procuraram mecanismos mais transparentes de demonstrações contábeis, bem como o gerenciamento da matriz sobre seus ativos, e internacionalização e padronização dos processos produtivos. Estas questões são processos resultantes da interdependência entre países e outros agentes, que exigem mecanismos mais confiáveis de controle sobre operações fora dos territórios nacionais. Neste sentido, as empresas passam por processos de auditorias internas ou externas e procuram (em parte) a melhora dos seus diversos processos como o atendimento a leis como Sarbanes-Oaxley, legge 262 e princípios de controle interno ditados por organismos como o Comitê das Organizações Patrocinadoras de Controle (COSO), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos da América (SEC), e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) brasileira. Nesta pesquisa analisaremos o nível de contribuição que um certificado internacional de auditoria interna (Certified Internal Auditor - CIA) pode oferecer à estandardização da prática de auditoria interna, a exemplo da auditoria externa praticada por empresas como a PricewaterhouseCoopers, KPMG e Deloitte.Downloads
Publicado
02-09-2013
Como Citar
ESPÓSITO, K. M. G. UMA CONTRIBUIÇÃO À CONTABILIDADE NA GLOBALIZAÇÃO: A ESTANDARDIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PELO CIA (CERTIFIED INTERNAL AUDITOR). Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 215–242, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8550. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.