ADERÊNCIA DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM QUATRO COOPERATIVAS BRASILEIRAS DO SEGMENTO DE LATICÍNIOS
Palavras-chave:
Governança Corporativa, Cooperativa Agropecuária, Boas PráticasResumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação das boas práticas de governança corporativa recomendadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em quatro cooperativas focadas no negócio do leite. Foram propostos os seguintes objetivos específicos para a pesquisa: (a) analisar estudos do tema; (b) identificar as convergências e divergências das práticas de governança corporativa; e (c) indicar pontos frágeis quanto a estas práticas nos casos avaliados. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados através de questionários semi estruturados, respondidos por controllers destas cooperativas. Como conclusão observou-se que diversos aspectos convergem com o que se tem por boa prática na bibliografia sobre o tema, porém, aspectos específicos divergem no caso de algumas cooperativas, de forma geral foram pontos que apresentaram vulnerabilidade se comparados com a teoria.Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
SCHAFFER, G.; CREPALDI, M. ADERÊNCIA DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM QUATRO COOPERATIVAS BRASILEIRAS DO SEGMENTO DE LATICÍNIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 9–26, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8627. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.