CONSUMO DE QUEIJOS FINOS: ASPECTOS SIMBÓLICOS E IDENTITÁRIOS
Palavras-chave:
Consumo simbólico, identidade, queijos finosResumo
Como consumidores, através da aquisição e consumo de bens, as pessoas materializam desejos, fantasias e satisfazem necessidades e experiências. Nota-se que, atualmente, os estudos buscam compreender melhor o simbolismo que permeia a atividade de consumo. No consumo alimentar, os aspectos simbólicos também estão presentes. Este trabalho objetiva investigar os significados que os consumidores de queijos finos atribuem ao consumo desses produtos assim como a característica identitária que estes consumidores possuem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio da técnica de complemento com 28 consumidores de queijos finos. A análise das sentenças completadas permitiu compreender que estes consumidores são indivíduos hedonistas, apreciadores das sensações de bem-estar e prazer. Consumir queijos finos é uma das formas destes indivíduos se definirem, se identificarem e também se reafirmarem socialmente como pessoas de status, permitindo desta forma a compreensão de que esse tipo de consumo está permeado por imagens de diferenciação social no sentido em que esses consumidores se consideram superiores socialmente aos demais que optam por não consumí-los.Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
PINTO, C. L.; VIANA, L. C.; OLIVEIRA, S. R. D.; SETTE, R. D. S. CONSUMO DE QUEIJOS FINOS: ASPECTOS SIMBÓLICOS E IDENTITÁRIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 71–87, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8638. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.