ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO MERCADO FUTURO DE MILHO NO BRASIL
Palavras-chave:
Eficiência de mercado, Mercado futuro, Método dos Mínimos Quadrados OrdináriosResumo
Este trabalho testa a eficiência do mercado futuro de milho no Brasil, através da análise de cointegração para preços spot e futuro desta commodity, utilizando o Método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Sabendo que a definição dos modelos de testes de eficiência de mercado depende da condição, foram realizados estudos de raiz unitários que confirmaram que as séries eram integradas de ordem um. Em função da não-estacionariedade das séries de preços, os quais confirmaram a existência de um vetor de cointegração no modelo analisado, constatando, dessa forma, a presença de uma relação de longo prazo entre os preços. Quando há evidência de cointegração entre duas ou mais variáveis, um modelo de correção de erro válido também deve existir entre elas. Dessa forma, o modelo de correção de erro inicialmente utilizado foi o modelo VEC (Vector Error Correction). A escolha do melhor modelo (VEC linear ou TVEC com dois regimes) para as séries temporais do preço do milho no mercado brasileiro foi realizada por meio da minimização do critério de informação de Akaike, ou seja, o menor valor indicou o melhor modelo. No primeiro regime, que corresponde a 10,3% do total da amostra, não há integração de longo prazo entre os preços do milho brasileiro. Em contrapartida, no segundo regime, que representa 89,7% da amostra total, ocorre cointegração a longo prazo, confirmando a hipótese de mercados eficientes. Dessa forma, pode-se verificar que os mercados brasileiros de milho são eficientes para o período estudado.Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
MICHELIN, F. P.; SILVA, F. M. D.; RUPPENTHAL, J. E. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO MERCADO FUTURO DE MILHO NO BRASIL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 89–105, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8643. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.