COMUNICAÇÃO INTERNA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Comunicação interna, estrutura organizacional, ruídosResumo
A comunicação interna proporciona inúmeros benefícios às organizações, desde a boa execução das atividades à motivação dos funcionários. No entanto, ao considerar o processo de comunicação como um todo, pode-se perceber que os ruídos tendem a se mostrar como algo pertencente ao fluxo de informações, primeiro por a comunicação estar ligada a característica humana e depois porque esse é um processo que envolve estruturas diferentes do emissor e do receptor, deixando distorcida uma mensagem que pode até ter sido muito bem trabalhada pelo emissor, mas que o receptor, por suas condições, não consegue receber de maneira devida. Diante disso buscou-se trabalhar a comunicação interna dentro de uma estrutura organizacional que compreende mais quemuitos níveis hierárquicos, uma estrutura física bastante diferente, em locais distantes e com acessos a tecnologia, pessoas e ferramentas distintas. O objeto de estudo é a Sociedade São Vicente de Paulo, que possui em seu primeiro nível o Conselho Internacional, localizado em Paris, seguido dos Conselhos Nacional (Rio de Janeiro), Metropolitanos (33 ao todo, espalhados em todo território nacional) até chegar as conferências. Cabe destacar que em todos os níveis a informação deve ser compartilhada da mesma forma, sem desvio de dados ou distorções do conteúdo, podendo esse prejudicar toda uma estrutura de princípios.Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
SANTOS, N. T. D.; LEAL, C. B. F. COMUNICAÇÃO INTERNA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 127–144, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8661. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.