GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA – UMA ANALISE DA GESTÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES, COMPARADO COM O MODELO CONVENCIONAL DE RECURSOS HUMANOS
Palavras-chave:
Gestão estratégica de pessoas, Gestão por competência, Gestão de talentosResumo
O presente artigo abordou um estudo sobre a gestão de pessoas por competências voltadas para a gestão de talentos em uma organização. Teve como objetivo, apresentar e discutir como o conceito de gestão de pessoas por competência vem ajudando as empresas a identificar e desenvolver os talentos dos profissionais em potencial em uma organização e seus devidos resultados. As pessoas são o ativo mais importante de uma organização, sendo capazes de definir o sucesso ou o insucesso da mesma, sendo assim este recurso tão valioso deve ser gerido de maneira aotimizar os resultados para ambas as partes. Neste contexto, a gestão de talentos vem como um modelo de valorizar as habilidades, capacidades, experiências e conhecimentos individuais de forma a atingir os objetivos da organização. Inicialmente optou-se pela abordagem teórica, onde foram trabalhados os conceitos de gestão estratégica de pessoas, gestão por competências e gestão de talentos bem como os procedimentos necessários para este modelo de gestão. Posterior a analise teórica realizou-se uma analise comparativa entre o modelo de gestão por competências e o modelo convencional de recursos humanos. No que se refere à metodologia empregada foram utilizadas fontes primárias e secundárias, como livros e artigos que versavam sobre o assunto. Tendo como base diversas bibliografias, pode-se concluir a real importância das pessoas em uma organização, pois é através delas que a empresa aumenta sua competitividade, garantindo sua continuidade no mercado e conseguindo atingir seus objetivos organizacionais tais como o seu crescimento continuo no mercado e posteriormente, o retorno financeiro.
Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
BECKER, S. A. S.; NICÁCIO, J. A. GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA – UMA ANALISE DA GESTÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES, COMPARADO COM O MODELO CONVENCIONAL DE RECURSOS HUMANOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 145–156, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8663. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.