AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS EMPREGADAS PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS
Palavras-chave:
Poder Judiciário, Auditoria Convencional, Auditoria GovernamentaResumo
O presente trabalho tem por objetivo comparar as principais técnicas de auditoria empregadas para avaliação das ações governamentais com as técnicas de auditoria convencional empregadas nos órgãos públicos da administração do Governo Federal. A metodologia empregada para a presente pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva, do tipo documental, de natureza qualitativa. Foram levantadas, junto a um órgão público do Poder Judiciário, as auditorias efetuadas no ano de 2008, empregando-se a técnica de auditoria convencional, comparando-as com as técnicas de avaliação de ação governamental em 2.508 processos auditados. Pelos resultados apresentados pela pesquisa, concluiu-se que a técnica de ação governamental análise RECI (quem é o Responsável, quem Executa, quem é Consultado e quem é Informado), relaciona-se com varias outras técnicas convencionais, tais como exame dos documentos originais e exame físico. Análise Stakeholder também tem papel muito importante quando contempla os atores envolvidos no processo, relacionando-os com exame dos documentos originais. A técnica convencional observação dos fatos, não possui relação com as técnicas de ações governamentais.
Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
PINTO, V. M.; CARNEIRO JUNIOR, M.; SILVA, W. V. D. AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS EMPREGADAS PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 177–192, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8666. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.