MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO REDESENHO DO PROCESSO DE COMPRAS NA SECRETÁRIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Mudança organizacional, gestão da mudança, gestão públicaResumo
A mudança organizacional desde a década de 80 vem sendo constantemente discutida pela literatura, uma vez que se tornou algo presente na realidade das organizações, sejam elas públicas ou privadas e por influenciar diretamente seus resultados. Levando em conta a importância do tema e a escassez de literatura e estudos de caso acerca do tema sob a ótica da administração pública, este trabalho apresenta uma análise da implementação da mudança no processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), destacando quais passos foram utilizados nesta implementação e confrontando-os com o que vem sendo apontado de forma recorrente na literatura como fatores críticos de sucesso aos processos de mudança. Ponderando também as adaptações necessárias do modelo gerencial quando aplicado no âmbito estatal. Os dados obtidos para o estudo realizado foram alcançados por meio de entrevistas semi-estruturas com pessoas envolvidas diretamente no processo de mudança, bem como em observação direta e em uma revisão bibliográfica. Pelo estudo ficou claro que houve ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação que não eram do conhecimento de todos os envolvidos, o que demonstra uma falha na comunicação. Outro fator que se mostrou crítico foi a falta de interfuncionalidade entre as áreas. Contudo, a liderança, ao contrário, foi positiva e atuou de forma efetiva fazendo com que a implementação da mudança progredisse de forma mais ágil e diminuindo a resistência dos funcionários. Por fim, conclui-se que a mudança foi favorável, mas imperioso é o constante desenvolvimento da cultura organizacional acerca do tema.Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
PAES, F. S.; SILVEIRA, M. C. D.; OLIVEIRA, K. P. D.; MORAES, C. E. S. MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO REDESENHO DO PROCESSO DE COMPRAS NA SECRETÁRIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 227–243, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8675. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.