A EFETIVIDADE DO PROCESSO E AS DEMANDAS REPETITIVAS
Palavras-chave:
Acesso à Justiça, Efetividade do processo, Demandas repetitivas.Resumo
O presente estudo tem o propósito de discutir questões relacionadas ao acesso à Justiça, à efetividade do processo e àlitigiosidade em massa e, quanto a este último item, formas de solução, sem que os dois primeiros sejam sacrificados. O acesso à
Justiça e a efetividade do processo são muito importantes num sistema que prima pela solução dos conflitos e pela pacificação social. É preciso também que sejam encontrados meios de se resolver um dos maiores problemas hoje enfrentados pelo Poder
Judiciário: a massificação de litígios. Um desses meios é a técnica de julgamento dos recursos repetitivos, em vigor no sistema processual brasileiro. Outra forma, que também é objeto de estudo deste trabalho, é a adoção de um procedimento chamado de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, instituto previsto pelo Projeto de novo Código de Processo Civil, elogiado por alguns e criticado por outros. Medidas de contenção da litigiosidade em massa são necessárias, não, contudo, a qualquer preço, privilegiando apenas a Justiça de números, em detrimento da aplicação coerente dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Downloads
Publicado
03-11-2013
Como Citar
MATTEI, C.; SILVA, G. H. R. A EFETIVIDADE DO PROCESSO E AS DEMANDAS REPETITIVAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 35 a 54, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8816. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.