O COMBATE AOS DESLOCADOS AMBIENTAIS: UMA CORRELAÇÃO ENTRE DIREITOS HUMANOS, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E MEIO AMBIENTE
Palavras-chave:
Deslocados Ambientais, Diretos Humanos, Multiculturalidade, Dignidade da Pessoa Humana, Meio Ambiente.Resumo
O presente trabalho delineia o problema dos deslocados ambientais e busca uma solução, a qual se propõe através do estabelecimento de um diálogo entre os Direitos Humanos, a Dignidade da Pessoa Humana e o Meio Ambiente, dando origem aos direitos humanos ambientais, considerado o lugar ideal para assegurar a tutela ao migrante forçado por questões ambientais. Para tanto, traça-se os direitos humanos desde uma previsão normativa, com breves aportes sobre sua historicidade, ao mesmo tempo em que, observando a disposição textual mundial acerca da dignidade humana, elucida como forma primordial da consecução dos Direitos Humanos, o reconhecimento do meio ambiente sustentável como direito humanamente consagrado, o qual é a base para argumentar uma tutela efetiva aos deslocados, para além do viés restrito dos refugiados.Downloads
Publicado
03-11-2013
Como Citar
MAPELLI RODRIGUES, D. A.; CARDOSO, T. D. A. F. R. O COMBATE AOS DESLOCADOS AMBIENTAIS: UMA CORRELAÇÃO ENTRE DIREITOS HUMANOS, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E MEIO AMBIENTE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 139 a 158, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8849. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.