O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE URBANA
Palavras-chave:
Plano Diretor, Cidades, SustentabilidadeResumo
O Plano Diretor, instituído pela Constituição Federal em 1988 e efetivado pela Lei 10.257/02 – Estatuto da Cidade constitui um importante documento de planejamento urbano. Elaborado de forma democrática, com a participação da sociedade civil em todas as suas fases é o principal Instrumento da Política Urbana. Um bom Plano Diretor, desde que observado os conteúdos mínimos e a forma de elaboração e aplicação pelo poder executivo municipal, pode certamente levar o Município a ter um desenvolvimento sustentável. É importante lembrar que é o Plano Diretor que irá definir em cada Município os critérios para que as propriedades urbanas cumpram ou não sua função social, podendo no caso de não cumprimento o Município intervir no direito de propriedade urbana, tendo como instrumento de limitação neste caso, inclusive a desapropriação do imóvel para fins sociais. Assim, observa-se a importância do Plano Diretor para a construção de uma cidade sustentável, tanto, que se não observado pelos administradores públicos, a omissão destes poderá incorrer em Improbidade Administrativa.Downloads
Publicado
03-11-2013
Como Citar
KERKHOFF, J. A. O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE URBANA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 171 a 184, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8854. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.