Entre o bom e o útil:
autotelismo e formação em diferentes níveis de ensino
Keywords:
Autotelismo, Educação Humanizada, Aquisição de ConhecimentoAbstract
Este estudo investiga a relação que estudantes de diferentes níveis de ensino têm com a aquisição de conhecimento, destacando o conceito de autotelismo – a busca pela excelência intrínseca. Reflexões sobre os conceitos de “bom” e “útil” são realizadas com base em autores como Aristóteles, Platão e Csikszentmihalyi. Um questionário online foi aplicado a sessenta estudantes de ensino médio, superior e pós-graduação, revelando um aumento do autotelismo à medida que o nível educacional avança. Propõe-se que o ensino médio pode aprender com os níveis superiores para promover uma aprendizagem mais prazerosa e humanizada, valorizando o conhecimento não só pela utilidade, mas também pelo seu potencial de enriquecer a experiência de vida dos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 DIAPHONÍA Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.