Entre o bom e o útil:

autotelismo e formação em diferentes níveis de ensino

Autores

  • Matheus Reichleti Flores
  • Rosângela Araújo Darwich

Palavras-chave:

Autotelismo, Educação Humanizada, Aquisição de Conhecimento

Resumo

Este estudo investiga a relação que estudantes de diferentes níveis de ensino têm com a aquisição de conhecimento, destacando o conceito de autotelismo – a busca pela excelência intrínseca. Reflexões sobre os conceitos de “bom” e “útil” são realizadas com base em autores como Aristóteles, Platão e Csikszentmihalyi. Um questionário online foi aplicado a sessenta estudantes de ensino médio, superior e pós-graduação, revelando um aumento do autotelismo à medida que o nível educacional avança. Propõe-se que o ensino médio pode aprender com os níveis superiores para promover uma aprendizagem mais prazerosa e humanizada, valorizando o conhecimento não só pela utilidade, mas também pelo seu potencial de enriquecer a experiência de vida dos estudantes.

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

FLORES, M. R.; DARWICH, R. A. Entre o bom e o útil: : autotelismo e formação em diferentes níveis de ensino. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 277–292, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/35743. Acesso em: 27 jul. 2025.