Entre Heidegger e Nietzsche:
do ser ao valor
Mots-clés :
Niilismo, Ser, ValorRésumé
Norteados pela necessidade de nosso problema, buscaremos compreender como, para Martin Heidegger, em sua interlocução com Friedrich Nietzsche, a questão do valor se relaciona à questão do ser. Após impressões incipientes obtidas a partir de algumas passagens de Ser e Tempo, poder-se-ia afirmar que o filósofo de Messkirch estaria alheio à problemática do valor, visto o seu caráter marginal na obra que consagrou sua alcunha sedimentada entre os intérpretes heideggerianos: “Martin Heidegger, filósofo serista.” Posição que ratifica-se também em sua grande obra do assim chamado “período tardio”, época da produção das preleções sobre Nietzsche que compõem nosso material de leitura: “A pergunta pelo sentido do ser [...] é e continua sendo minha questão e minha única questão, uma vez que vale para o que é o mais único”.1 Notadamente, o cerne da analítica do valor não se dá no âmbito da axiologia, mas, antes, em uma aparente “subversão” no trato com o problema, Heidegger dirige a questão em contornos ontológicos. Na interpretação que se propõe como uma “confrontação pensante” (Auseinandersetzung), de Heidegger com Nietzsche, é doravante à noção de niilismo que nosso autor enseja “ver além” da suposta conotação axiológica concebida pelo autor da Genealogia da moral. A partir da ótica do niilismo, Heidegger joga luz sobre o que estaria implícito na lida nietzschiana com o valor, a saber, sua pressuposição ontológica. Ao tratar de niilismo, no seio do pensamento nietzschiano, o valor, que é sempre ser-valor, é relacionado ao nada, ou seja, não-ser-valor, Heidegger busca então pela essência do niilismo pensando a própria pergunta sobre o nada. Nesse contexto buscaremos caraterizar a pressuposição ontológica do pensamento sobre o valor.
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