A criação e o tempo em Agostinho: Uma análise do livro XI das Confissões
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27134Palavras-chave:
Santo Agostinho. Filosofia Medieval. Tempo. Criação.Resumo
Neste artigo, pretendo fazer uma análise sobre a temática da criação e do tempona visão de Agostinho, tal qual são expostos no livro XI das Confissões. Iremos tratar dacriação mostrando as ideias do pensador medieval sobre o tema e a sua polêmica com osmaniqueus, na qual responde à questão sobre o que fazia Deus antes de criar. Isso serádiscutido no capítulo sobre a criação, o qual também conterá uma breve comparação dateoria agostiniana da criação com as outras teorias cosmogônicas existentes na época, asaber, platônicas, neoplatônicas e aristotélicas. No capítulo onde trataremos da questão dotempo, onde mostraremos a intrínseca relação da criatura com o tempo, Agostinho enfatizao tempo em seu aspecto psicológico discorrendo sobre os problemas do ser, da medição eda percepção do tempo. Agostinho concluirá que o tempo é uma distensão da alma. Destemodo, pretendemos dar uma pequena contribuição ao mostrarmos o quanto Agostinho éimportante e atual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.