Emoções, ambivalência e trabalho

um estudo no contexto dos serviços essenciais durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i1.29921

Palavras-chave:

Emoções; Serviços essenciais; pandemia

Resumo

A crise proporcionada pela pandemia de COVID-19 no Brasil atingiu organizações privadas e estatais, gerando impactos relevantes na empregabilidade e sustentabilidade econômica e social. Mesmo em situação de pandemia, organizações prestadoras de serviços considerados essenciais permaneceram abertas e muitas delas não dispunham de alternativas viáveis que substituíssem o trabalho presencial. O estudo aqui apresentado investigou os impactos que a crise do coronavírus gerou nas dimensões humanas dentro destas organizações, especificamente em relação às emoções e a ambivalência emocional. Através de um estudo qualitativo básico e com o auxílio do método de análise de conteúdo, foi evidenciado que mesmo que a ambivalência exista no contexto diário de trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia, existiram momentos em que os sentimentos negativos foram mais preponderantes que os positivos. Contudo, as emoções negativas eram balanceadas pela existência de percepções positivas quanto ao gerenciamento da organização, ressaltando a importância da empatia entre líderes e liderados e a adoção efetiva das medidas de segurança recomendadas pelos órgãos competentes. O estudo revela um recorte deste contexto de pandemia, seu efeito emocional na população e os consequentes reflexos nas organizações, uma pequena amostra do potencial revelador que pesquisas futuras podem oferecer aos acadêmicos e administradores neste campo.

Biografia do Autor

Camilla Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração (UFPR)

Referências

ASHFORTH, Blake E. et al. Ambivalence in organizations: A multilevel approach. Organization Science, v. 25, n. 5, p. 1453-1478, 2014.

ASHKANASY, Neal M.; HUMPHREY, Ronald H. Current emotion research in organizational behavior. Emotion review, v. 3, n. 2, p. 214-224, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo 4ªed. Lisboa: Edições, v. 70, n. 1977, p. 99-120, 2011.

BARSADE, Sigal G.; GIBSON, Donald E. Why does affect matter in organizations?. Academy of management perspectives, v. 21, n. 1, p. 36-59, 2007.

BEDOYA-DORADO, Cristian. Construção social do medo no trabalho: análise a partir da noção de atmosfera afetiva. Innovar, v. 29, n. 73, p. 25-37, 2019.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: Tratado sobre a sociologia do conhecimento [The social construction of reality: A treatise in the sociology of knowledge]. Petrópolis, Brazil: Vozes.(Original work published in 1966), 2003.

BRASIL (2021). Painel coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 04 de outubro de 2022.

CASTRO, Beatriz Leite Gustmann de et al. COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 3, p. 1059-1063, 2020.

CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 2, p. I-III, 2020.

De MOLLI, Federica ; PAOLI, Donatella De. Middle managers in open-plan offices: feeling free and frustrated. International Journal of Work Organisation and Emotion, v. 11, n. 3, p. 231-246, 2020.

FINEMAN, Stephen. A emoção e o processo de organizar. CLEGG, SR, HARDY, C.; NORD, WR Handbook de estudos organizacionais: reflexões e novas direções. São Paulo: Atlas, 2001.

GILL, Michael J. The significance of suffering in organizations: Understanding variation in workers’ responses to multiple modes of control. Academy of Management Review, v. 44, n. 2, p. 377-404, 2019.

GILL, Michael J.; BURROW, Robin. The function of fear in institutional maintenance: Feeling frightened as an essential ingredient in haute cuisine. Organization studies, v. 39, n. 4, p. 445-465, 2018.G1.

G1. Brasil registra novas mortes por covid em 24 horas e vítimas passam de 460 mil. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/05/29/brasil-registra-1971-novas-mortes-por-covid-em-24-horas-e-vitimas-passam-de-460-mil.ghtml. Acesso em: 04 de outubro de 2022.

HU, Xiaoxiao; KAPLAN, Seth. Is “feeling good” good enough? Differentiating discrete positive emotions at work. Journal of Organizational Behavior, v. 36, n. 1, p. 39-58, 2015.

Instituto Butantan. 2021. Vacina covid. Disponível em: https://vacinacovid.butantan.gov.br/index. Acesso em 04 de julho de 2022.

LEE, Jung Won; SCHULTE, Mathis. Being in Love and at War with My Team: Individual Team Ambivalence. In: Academy of Management Proceedings. Briarcliff Manor, NY 10510: Academy of Management, 2018. p. 17842.

LUPINA-WEGENER, Anna Aleksandra et al. Multiple organizational identities and change in ambivalence: the case of a Chinese acquisition in Europe. Journal of organizational change management, 2020.

LUTZ, Catherine; WHITE, Geoffrey M. The anthropology of emotions. Annual review of anthropology, p. 405-436, 1986.

MARQUES, Leonardo; CHIMENTI, Paula CP; MENDES-DA-SILVA, Wesley. Aprendizados sobre o impacto do COVID-19 nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, 2021.

MERRIAM, S. Qualitative research: A guide to design and implementation San Fransisco: John Willey & Sons Inc. 2009.

OSTERMANN, Bruna. 2021. Ministério da Saúde considera região Sul epicentro da pandemia no país. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/18/ministerio-da-saude-considera-regiao-sul-epicentro-da-pandemia-no-pais. Acesso em 04 de julho de 2022.

OMS. WHO Coronavirus (COVID-19) dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 31 maio 2022.

PRATT, Michael G.; DOUCET, Lorna. Ambivalent feelings in organizational relationships. Emotion in organizations, p. 204, 2000.

REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, v. 136, p. 1, 2010.

ROSSONI, Luciano. Covid-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 2, p. 158-168, 2020.

VALLERAND, Robert J. On the psychology of passion: In search of what makes people's lives most worth living. Canadian Psychology/Psychologie Canadienne, v. 49, n. 1, p. 1, 2008.

WEISS, Howard M.; CROPANZANO, Russell. Affective events theory. Research in organizational behavior, v. 18, n. 1, p. 1-74, 1996.

Downloads

Publicado

30-03-2024

Como Citar

FERNANDES, C.; LEMOS LOURENÇO, M.; LOPES DA SILVA , M. A.; ARCARO , S. . Emoções, ambivalência e trabalho: um estudo no contexto dos serviços essenciais durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 68–92, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i1.29921. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29921. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações