Comunicação Não-Violenta: um estudo de sua aplicabilidade ao profissional de Secretariado Executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i1.31490

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Comunicação Não-Violenta, Inteligência emocional

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi demonstrar o método da Comunicação Não-Violenta como estratégia relacional para a atuação do profissional de Secretariado Executivo. A Comunicação Não-Violenta (CNV), também conhecida como comunicação compassiva, prioriza a observação das necessidades dos indivíduos para além das palavras utilizadas em uma conversa e vem se destacando como método de aprimoramento das relações interpessoais. Ademais, a falha na comunicação tem se apresentando como um dos grandes empecilhos das relações profissionais, impossibilitando que os resultados sejam entregues da forma esperada. Nesse sentido, elencou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como a Comunicação Não-Violenta pode auxiliar o profissional de Secretariado Executivo a gerir melhor as relações de trabalho? Para o levantamento de dados, foi empregada a abordagem quanti-qualitativa, com método exploratório e descritivo, com apoio em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado e realizadas entrevistas com secretários do território nacional, sendo seus dados submetidos às análises pelo método hipotético-dedutivo. Como resultado desta pesquisa, verificou-se que a CNV já se faz presente como ferramenta no âmbito secretarial, podendo, de fato, trazer benefícios para o bem-estar das relações interpessoais no ambiente organizacional. Em contrapartida, no meio acadêmico, carece de estudos mais aprofundados, podendo este trabalho ser a base para novas pesquisas e debates a fim de divulgar a temática.

Biografia do Autor

Mariana Valdivieso Junkes, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especializações em Gestão Comercial e Marketing Digital, Psicologia Positiva e Coaching pelo Centro Universitário Uninter, deu início à sua atuação no mercado de trabalho há 5 anos, trabalhando entre empresas públicas e privadas, lidando com atividades operacionais e suporte administrativo. Atualmente, faz parte do time Comercial Internacional de uma fintech.

Lisiane Freitas de Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Professora concursada do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com atuação no Curso de Secretariado Executivo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Especialização em Consultoria Empresarial pela (FACCAR) em 1999. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2013). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas secretariais; metodologia de pesquisa; política universitária; didática no ensino superior; coordenação e orientação de estágio supervisionado; cerimonial e protocolo; eventos. Além disso, desenvolve estudos nas áreas de Projeção de Carreira; leitura aplicada; formação de leitores; crítica genética e análise de discurso. Diretora de Acompanhamento Administrativo da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/DAA UEL (2016 a abril de 2018). Encarregada de Proteção de Dados Pessoais da UEL. Chefe de Gabinete da Reitoria da UEL, desde 2018.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

VALDIVIESO JUNKES, M.; FREITAS DE FREITAS, L. Comunicação Não-Violenta: um estudo de sua aplicabilidade ao profissional de Secretariado Executivo. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 19–42, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i1.31490. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/31490. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial