Comunicação Não-Violenta: um estudo de sua aplicabilidade ao profissional de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i1.31490Palavras-chave:
Secretariado Executivo, Comunicação Não-Violenta, Inteligência emocionalResumo
O objetivo geral deste estudo foi demonstrar o método da Comunicação Não-Violenta como estratégia relacional para a atuação do profissional de Secretariado Executivo. A Comunicação Não-Violenta (CNV), também conhecida como comunicação compassiva, prioriza a observação das necessidades dos indivíduos para além das palavras utilizadas em uma conversa e vem se destacando como método de aprimoramento das relações interpessoais. Ademais, a falha na comunicação tem se apresentando como um dos grandes empecilhos das relações profissionais, impossibilitando que os resultados sejam entregues da forma esperada. Nesse sentido, elencou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como a Comunicação Não-Violenta pode auxiliar o profissional de Secretariado Executivo a gerir melhor as relações de trabalho? Para o levantamento de dados, foi empregada a abordagem quanti-qualitativa, com método exploratório e descritivo, com apoio em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado e realizadas entrevistas com secretários do território nacional, sendo seus dados submetidos às análises pelo método hipotético-dedutivo. Como resultado desta pesquisa, verificou-se que a CNV já se faz presente como ferramenta no âmbito secretarial, podendo, de fato, trazer benefícios para o bem-estar das relações interpessoais no ambiente organizacional. Em contrapartida, no meio acadêmico, carece de estudos mais aprofundados, podendo este trabalho ser a base para novas pesquisas e debates a fim de divulgar a temática.
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