Comunicação Não-Violenta: um estudo de sua aplicabilidade ao profissional de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i1.31490Keywords:
Executive Secretariat, Nonviolent Communication, Emotional intelligenceAbstract
Nonviolent Communication (NVC) has been excelled as a method of improving relationships through emotional self-knowledge and observation of the different needs of individuals. In addition, communication failure has been one of the major obstacles within professional relationships, preventing results from being delivered as expected. The following question was listed as a research problem: how can Nonviolent Communication and its intertwining with Emotional Intelligence help the Executive Secretariat professional to better manage work relationships? Therefore, this paper had the general objective to demonstrate the NVC method as a strategy for the Executive Secretariat professional. For data collection, a qualitative approach was used, with an exploratory and descriptive method, supported by bibliographic research, and later, a semi-structured questionnaire and interviews with secretaries of the national territory were applied, and their data were submitted to analysis by the hypothetical-deductive method. As a result of this research, it was found that the NVC is already present as a tool in the secretarial environment and can, in fact, bring several benefits to the well-being of interpersonal relationships in the organizational environment.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BOND, Maria Thereza; OLIVEIRA, Marlene de. Manual do Profissional de Secretariado: v. I – Conhecendo a Profissão. Curitiba: InterSaberes, 2013.
CORREA, Vivian. A importância do diálogo e da comunicação não-violenta no desenvolvimento do líder. In: MANSI, Viviane Regina; CARRAMENHA, Bruno. Comunicação com Líderes e Empregados. Jundiaí: Faculdade Cásper Líbero, 2016. v.1, p. 117–121.
D’ELIA, José Rubens. O profissional de secretariado – Equilíbrio entre qualidade de vida e qualidade profissional. In: D'ELIA, Bete et al. (Org.). Excelência no Secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios. São Paulo: Literare Books, 2021. p. 125-132.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GUEBUR, Andréa Zocateli; POLETTO, Cleusa Apareceida; VIEIRA, Daicy Maria Sipoly. Inteligência emocional no trabalho. Revista Intersaberes, v. 2, n. 3, p. 71-96, 2007.
INSTITUTO TIÊ. Conheça o Caminho da Comunicação Autêntica. Disponível em: https://institutotie.com.br/caminho-da-comunicacao-autentica/. Acesso em: 25 de nov. de 2021.
MARINHO, Ana Paula. Framework do Plano de Carreira do Profissional Secretário. São Paulo: SinSesp, 2015.
MARTINOT, Annegret Feldmann. A importância da CNV– COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA na realização do processo de autoconhecimento. Revista Educação - UNG -Ser, v. 11, n. 1, p. 58-77, 2016.
MARTINS, Alejandra. O que realmente nos faz felizes? As lições de uma pesquisa de Harvard que há quase oito décadas tenta responder a essa pergunta. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38075589. Acesso em: 28 de nov. de 2021.
MARTINS, Cibele; GENGHINI, Luiz. Inteligência Emocional e social: A resiliência em secretariado. In: D'ELIA, Bete et al. (Org.). Excelência no Secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios. São Paulo: Literare Books, 2021. p. 243-250.
MARTUCCI, Patrícia Scaliante; CUNHA, Hercules Farnesi. A comunicação empresarial como ferramenta estratégica de desenvolvimento de pessoas. Revista Conexão. 2013.
MERLIN, Dircélia. A espiritualidade no ambiente corporativo e o profissional de secretariado. In: D'ELIA, Bete et al. (Org.). Excelência no Secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios. São Paulo: Literare Books, 2021. p. 251-258.
MUSSIO, Rogéria Albertinase Pincelli; SERAPIAO, Adriane Beatriz de Souza. (Inter) mediação latente de conflitos e comunicação não-violenta na atividade secretarial. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 2, p. 214-228, 2017.
OLIVEIRA, José Clovis Pereira de et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte. 2013.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2011.
PELIZZOLI, Marcelo L. Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) - reflexões sobre fundamentos e método. Diálogo, mediação e cultura de paz. Recife: Ed. da UFPE, 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Editora Feevale, 2013.
ROCHA, Caroline Reis. Manual de comunicação não violenta para organizações. Brasília, 2017. p. 36. Memorial Descritivo do Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social) – Universidade de Brasília.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006.
SILVA, Tatiane Euzébio; GÓIS, Italuelmo Rocha; OLIVEIRA, José Cleverton. A má comunicação e os prejuízos da empresa. Revista Eletrônica de Administração, v. 8, n. 2, 2009.
SITA, Mauricio. Um novo equilíbrio. In: D'ELIA, Bete et al. (Org.). Excelência no Secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios. São Paulo: Literare Books, 2021. p. 275-282.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.