Implicações Socioeconômicas no Aprendizado de Línguas Estrangeiras para o Secretariado Executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v24i2.34720

Palavras-chave:

Impactos socioeconômicos, Línguas estrangeiras, Secretariado executivo

Resumo

Com o avanço da tecnologia e o advento da globalização, os profissionais das mais diversas áreas, incluindo o Secretariado Executivo, precisam estar em constante desenvolvimento para suprir as demandas do mercado de trabalho. Uma das habilidades mais exigidas nos profissionais é o domínio de uma segunda língua, e para o profissional da área secretarial esta habilidade torna-se essencial para o desempenho de suas funções. Assim, esta pesquisa objetiva identificar as implicações das condições socioeconômicas no aprendizado de línguas estrangeiras dos estudantes de Secretariado Executivo para o exercício da profissão. O embasamento teórico deste estudo inclui autores como Oliveira (2008), Nonato Júnior (2009), Durante (2012), dentre outros. A metodologia é de abordagem quali-quantitativa e descritiva, adotando o levantamento de campo, por meio da aplicação de questionário, através do quadro para congruência de objetivos e perguntas. Os principais resultados mostram que existe uma relação entre os aspectos de contexto socioeconômico e de aprendizado de línguas estrangeiras, já que a maioria dos estudantes nunca fez curso de línguas estrangeiras particular por causa do alto preço desses serviços.  Apesar dessa relação existir, os estudantes buscam meios alternativos mais acessíveis para o aprendizado de línguas estrangeiras, visando atender às demandas do mercado de trabalho e estar em constante desenvolvimento. A análise dos resultados revelou que os estudantes reconhecem a importância do domínio de línguas estrangeiras para o Secretariado Executivo e têm um plano de desenvolvimento profissional para aprimorar essa habilidade demandada pelo mundo de trabalho.

Biografia do Autor

Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração de Empresas, com pesquisa sobre Empregabilidade e Maturidade. Especialista em Administração de Recursos Humanos. Graduada em Serviço Social. Experiência em gestão nos segmentos de educação, atendimento ao público, relacionamento com fornecedores e planejamento de serviços, com ênfase no setor da saúde suplementar. Formação em Consultoria. Atuação como facilitadora de treinamentos corporativos para formação, educação e desenvolvimento de talentos e de equipes. Foi Superintendente de Relacionamento com Prestadores na Camed Saude. Integrou a Diretoria da Unidas-CE - União das Instituições de Autogestão em Saúde. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Departamento de Administração. Membro do GEPES-Grupo de estudos e pesquisas em Secretariado, cadastrado no CNPQ desde 2014. Área de pesquisa: gestão de pessoas, sustentabilidade e empreendedorismo.

Referências

ALVES, L. E. A língua inglesa e os secretários executivos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

BORTOLOTTO, M. F. P.; WILLERS, E. M. Profissional de secretariado executivo: explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa, v. 4, n. 1, 2007.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 39–64.

BRASIL. Resolução n. 3, de 23 de junho de 2005. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura.

BRASIL. Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de Secretário, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7377.htm. Acesso em: 31 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Altera a redação dos incisos I e II do art. 2º, o caput do art. 3º, o inciso VI do art. 4º e o parágrafo único do art. 6º da Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9261.htm#art1. Acesso em: 31 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Rio de Janeiro: Casa Editorial Pargos, 1997.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFDMG, 2008.

CATHO. Não ter inglês pode significar perda de dinheiro. Catho, São Paulo, 5 fev. 2024. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/nao-ter-ingles-pode-significar-perda-de-dinheiro/#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20Catho%20confirmou,apenas%20conhecimentos%20b%C3%A1sicos%20no%20idioma. Acesso em: 14 mar. 2024.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 6th ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2022.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DURANTE, D. G. Tópicos especiais em técnicas de secretariado. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

EDMONSON, D. R. Likert scale: a history. 2005. Disponível em: https://charmdatabase.org. Acesso em: 31 mar. 2024.

FARIA, D. A. de A.; PACHECO, F. L. P. O secretário executivo e a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior do estado de Sergipe. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 1, p. 104–125, jan./jun. 2014.

FARIA, F. P. O aumento da taxa de não resposta: as pesquisas diante de seu maior desafio? – Parte I. Fundação Getulio Vargas - Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), 9 jan. 2024. Disponível em: https://shre.ink/xE13. Acesso em: 26 maio 2025.

FORTALEZA BILÍNGUE. Fortaleza Bilíngue está com inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês, francês e espanhol. Câmara Municipal de Fortaleza, Fortaleza, 28 dez. 2023. Disponível em: https://shre.ink/xE1b. Acesso em: 5 abr. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

G1. Por que aprender outro idioma é vantagem no mercado de trabalho. G1, São Paulo, 15 maio 2018. Disponível em: https://shre.ink/xE1S. Acesso em: 31 mar. 2024.

HERMOGENES, L. et al. A importância das digital skills em tempos de crise: alguns aplicativos utilizados durante o isolamento social devido à pandemia do covid-19. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 198–218, 3 jun. 2020.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1996a. v. 1, livro I, t. 1 (cap. I a XII).

MEZMIR, E. A. Qualitative data analysis: an overview of data reduction, data display and interpretation. Research on Humanities and Social Sciences, v. 10, n. 21, p. 15–27, 2020.

MOITA LOPES, L. P. Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. Simpósio Inglês no Mundo Contemporâneo, promovido pela International Research Foundation for English Language Education – TIRF. São Paulo, 2005.

MÜLLER, R. O que faz um profissional de secretariado executivo? A construção identitária de um perfil profissional. Scribes, v. 2, n. 1, 2021.

MÜLLER, R.; SANCHES, F. C. Pesquisa acadêmica em secretariado executivo: um estudo de caso na Revista Expectativa. Revista Expectativa, v. 13, n. 1, p. 9–28, 2014.

NETO, J. S. C.; ALBUQUERQUE, J. L. As tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente de trabalho em tempos de pandemia. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, p. 106–114, 2021.

NOGUEIRA DE CASTRO, J. A relação entre trabalho e educação no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. EFDeportes.com, ago. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd147/a-relacao-entre-trabalho-e-educacao.htm. Acesso em: 5 abr. 2024.

NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências das assessorias. Fortaleza: Gráfica Expressão, 2009.

OLIVEIRA, M. G. Os profissionais do novo milênio. Petrópolis: Vozes, 2008.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PIMENTEL, D. Dicas importantes. Consultoria. Sergipe: Empregosergipe, 2012. Disponível em: http://www.empregosergipe.com.br/dicas07.asp. Acesso em: 12 fev. 2024.

RIBEIRO, J. Comportamento organizacional. Lisboa: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, 2008.

SABINO, R. F.; ROCHA, F. G. Secretariado: do escriba ao webwriter. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

SAMPAIO, N. A. S.; ASSUMPÇÃO, A. R. P.; FONSECA, B. B. da. Estatística descritiva. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

SANTOS, E. B. M.; KUNDMAN, M. S. O profissional de secretariado e as línguas estrangeiras: uma experiência de ensino de língua francesa no Sindicato das(os) Secretárias(os) do Estado de São Paulo. Revista de Gestão e Secretariado,v. 3, n. 2, p. 47–66, 2012.

SANTOS, M. P. A importância do domínio de línguas estrangeiras pelos profissionais de secretariado executivo para atuação no mercado de trabalho em tempos de globalização: uma abordagem crítico-reflexiva. Revista GeSec, v. 3, n. 1, São Paulo, 2012.

SANTOS, T. M. D. Resiliência, proatividade e organização: a adaptação do perfil dos profissionais de secretariado executivo. Scribes, v. 1, n. 1, p. 90–107, 2020.

SOARES, J. F. Qualidade e equidade na educação básica brasileira: a evidência do SAEB 2001. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 12, n. 38, p. 1–24, 2004.

TERRA. Falar inglês é chave para aumento de salário e empregabilidade. Terra, São Paulo, 9 abr. 2021. Disponível em: https://shre.ink/xE18. Acesso em: 14 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Biblioteca Universitária, 2013. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2019/10/guia-de-citacao-06.10.2019.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

AMORIM SOARES DE ALCANTARA, S. R.; TOMASEL, N.; RODRIGUES DA SILVA, F. E.; FREITAS DE SOUSA, E. Implicações Socioeconômicas no Aprendizado de Línguas Estrangeiras para o Secretariado Executivo. Revista Expectativa, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 29–54, 2025. DOI: 10.48075/revex.v24i2.34720. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/34720. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Seção - Secretarial