Implicações Socioeconômicas no Aprendizado de Línguas Estrangeiras para o Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i2.34720Palavras-chave:
Impactos socioeconômicos, Línguas estrangeiras, Secretariado executivoResumo
Com o avanço da tecnologia e o advento da globalização, os profissionais das mais diversas áreas, incluindo o Secretariado Executivo, precisam estar em constante desenvolvimento para suprir as demandas do mercado de trabalho. Uma das habilidades mais exigidas nos profissionais é o domínio de uma segunda língua, e para o profissional da área secretarial esta habilidade torna-se essencial para o desempenho de suas funções. Assim, esta pesquisa objetiva identificar as implicações das condições socioeconômicas no aprendizado de línguas estrangeiras dos estudantes de Secretariado Executivo para o exercício da profissão. O embasamento teórico deste estudo inclui autores como Oliveira (2008), Nonato Júnior (2009), Durante (2012), dentre outros. A metodologia é de abordagem quali-quantitativa e descritiva, adotando o levantamento de campo, por meio da aplicação de questionário, através do quadro para congruência de objetivos e perguntas. Os principais resultados mostram que existe uma relação entre os aspectos de contexto socioeconômico e de aprendizado de línguas estrangeiras, já que a maioria dos estudantes nunca fez curso de línguas estrangeiras particular por causa do alto preço desses serviços. Apesar dessa relação existir, os estudantes buscam meios alternativos mais acessíveis para o aprendizado de línguas estrangeiras, visando atender às demandas do mercado de trabalho e estar em constante desenvolvimento. A análise dos resultados revelou que os estudantes reconhecem a importância do domínio de línguas estrangeiras para o Secretariado Executivo e têm um plano de desenvolvimento profissional para aprimorar essa habilidade demandada pelo mundo de trabalho.
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