Inovação Educacional: processo e/ou resultado?

Autores

  • Lara Gabriela Matoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Karine Cecilia Finatto Begnini Universidade Federal de Santa Maria
  • Estela Maris Giordani Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v22i1.29471

Palavras-chave:

NPM. Inovação. Educação.

Resumo

A inovação educacional é um tema recente e em estágio inicial de elaboração. Apesar de existirem pesquisas, ainda são incipientes os efetivos resultados das avaliações realizadas pelo sistema educacional. Propor mudanças em larga escala demanda compreender a complexidade do fenômeno educativo e alcançar resultados. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo bibliográfico e trouxe as construções da NPM para subsidiar as discussões acerca dos conceitos de inovação tanto no contexto da gestão quanto da educação. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se discutir as contribuições da NPM, as quais no setor público implicam em melhorar os resultados, considerando o usuário o gestor e o desempenho. A partir desta visão, os estudos sobre a inovação na educação e no ensino superior indicam a necessidade de ultrapassar as perspectivas cujas lógicas estão pautadas sobre matrizes de pensamento derivadas do positivismo e propõe uma abordagem mais complexa dos fenômenos educacionais. A pesquisa indica que do ponto de vista teórico, as discussões do campo educacional compreendem a inovação a partir da perspectiva de processo e resultado, embora ainda existam desafios a serem superados do ponto de vista prático.

Biografia do Autor

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

ESTELA MARIS GIORDANI é formada em Pedagogia Hab. em Educação de Excepcionais, Especialista em Educação de Excepcionais, Mestre e Doutora em Educação. Especialista Profissional em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petesburgo (RU). Possui 38 anos de experiência em educação. Atualmente dedica-se a estudar, pesquisar e difundir a metodologia da Pedagogia Ontopsicológica na formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica. É pesquisadora da Antonio Meneghetti Faculdade. Professora Titular e Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria. Professora do PPGAP - Mestrado em Adm. Pública.

 

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Publicado

30-03-2023

Como Citar

MATOSO, L. G.; BEGNINI, K. C. F. .; GIORDANI, E. M. Inovação Educacional: processo e/ou resultado?. Revista Expectativa, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 47–66, 2023. DOI: 10.48075/revex.v22i1.29471. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29471. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações