Inovação Educacional: processo e/ou resultado?
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v22i1.29471Palavras-chave:
NPM. Inovação. Educação.Resumo
A inovação educacional é um tema recente e em estágio inicial de elaboração. Apesar de existirem pesquisas, ainda são incipientes os efetivos resultados das avaliações realizadas pelo sistema educacional. Propor mudanças em larga escala demanda compreender a complexidade do fenômeno educativo e alcançar resultados. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo bibliográfico e trouxe as construções da NPM para subsidiar as discussões acerca dos conceitos de inovação tanto no contexto da gestão quanto da educação. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se discutir as contribuições da NPM, as quais no setor público implicam em melhorar os resultados, considerando o usuário o gestor e o desempenho. A partir desta visão, os estudos sobre a inovação na educação e no ensino superior indicam a necessidade de ultrapassar as perspectivas cujas lógicas estão pautadas sobre matrizes de pensamento derivadas do positivismo e propõe uma abordagem mais complexa dos fenômenos educacionais. A pesquisa indica que do ponto de vista teórico, as discussões do campo educacional compreendem a inovação a partir da perspectiva de processo e resultado, embora ainda existam desafios a serem superados do ponto de vista prático.
Referências
ALVES, A. J. O Planejamento de Pesquisas Qualitativas em Educação. Cuadernos de Pesquisa, São Paulo (77): 53-61, 1991.
ANDRADE, T. Inovação e ciências sociais: em busca de novos referenciais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 20, nº. 58, 2005.
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2020. Disponível em:
<https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos> Acesso em: 16 ago. 2021.
AUDY, Jorge. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, v. 31, p. 75-87, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 25 de ago. de 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 25 de ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2021.
CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes. Professores e Inovações. In: CASTANHO,
Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes(orgs.). O que há de novo na Educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP:Papirus,
CAVALCANTE, Pedro; CAMÕES, Marizaura. Do the Brazilian innovations in public management constitute a new model?. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 14, n. 1, p. 90-96, 2017.
CAVALCANTE, Pedro. Gestão pública contemporânea: do movimento gerencialista ao pós-NPM. Texto para Discussão, 2017.
COUROS, George. Why Innovation is Crucial in Education. My Learning. 02 Fev. 2020. Disponível em: https://georgecouros.ca/blog/archives/11083. Acesso em: 15 ago. 2021.
DAMANPOUR, Fariborz; WALKER, Richard M.; AVELLANEDA, Claudia N. Combinative effects of innovation types and organizational performance: A longitudinal study of service organizations. Journal of management studies, v. 46, n. 4, p. 650-675, 2009.
DEMO, Pedro. Educação, avaliação qualitativa e inovação-I. Textos para discussão, n. 36, p. 29-29, 2012.
DEMO, Pedro. Inovação em educação para as novas gerações. GEN.NEGÓCIOS&GESTO, 2017. Educação. Disponível em: <https://gennegociosegestao.com.br/inovacao-em-educacao/>. Acesso em 15 ago. 2021.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DEMO, Pedro. A pesquisa como princípio educativo. In: MORAES, Roque e ROSÁRIO LIMA, Valdez Mariana do (orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em tempos novos. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 51-86, 2004.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (orgs.) O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 15-41, 2006.
DE NEGRI, Fernanda. Novos caminhos para a inovação no Brasil. Washington (DC)
Editora Wilson Center, p. 7, 2018.
DE OLIVEIRA TAVARES, Fernando Gomes. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, n. 44, 2019.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, Maria Ester de; DANTAS, Marcelo. O estrangeiro e o novo grupo. Revista de Administração de Empresas, v. 51, p. 601-608, 2011.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo?. Revista de administração de empresas, v. 40, n. 4, p. 8-19, 2000.
GRIZENDI, Eduardo. Manual de orientações gerais sobre inovação. Ministério Das Relações Exteriores, 2011. Disponível em: <http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/estudos/PUBEstudosManualDaInovacao.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2021.
HAMMER, Michael, CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.
HERODOTOU, Christothea et al. Innovative pedagogies of the future: An evidence-based selection. In: Frontiers in Education. Frontiers, p. 1-14, 2019.
HOOD, Christopher. A public management for all seasons?. Public administration, v. 69, n. 1, p. 3-19, 1991.
JESUS, Pedro; AZEVEDO, Joaquim. Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como? Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 20, p. 21-55, 2020.
KANTER, R. M. Innovation: the only hope for times ahead? Sloan Management Review, v. 25, n. 4, p. 51-56, 1984.
KLERING, L. R.; ANDRADE, J. A. Inovação na gestão pública: compreensão do conceito a partir da teoria e da prática. In: Pedro Jacobi; José Antônio Pinho. (Org.). Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares. São Paulo: Editora FGV, v. 1, p. 77-96, 2006.
KLUVERS, Ron; PILLAY, Soma. Participation in the budgetary process in local government. Australian Journal of Public Administration, v. 68, n. 2, p. 220-230, 2009.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo, Editora da Unesp. 2000.
MARQUES, Luciana Rosa. Repercussions of the new public management in education management: a study of Goiás state education network1. Educar em Revista, v. 36, 2020.
MORAES FILHO, Iel Marciano et al. Desmistificando o significado de inovação educacional. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 3, p. 118-119, 2019.
MOORE, M. H. Creating public value: strategic management in government. Harvard University Press, Cambridge, 1995.
MOTTA, Paulo Roberto de Mendonça. O estado da arte da gestão pública. Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 82-90, 2013.
NÓVOA, Antônio. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. IN: Nóvoa, Antônio; Finger, Mathias. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, p. 107-130, 1988.
NÓVOA, António. A modernização das universidades: Memórias contra o tempo. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, p. 10-25, 2018.
OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologia e política, v. 1, 2010.
OECD. The Future of Education and Skills: Education 2030. Paris: OECD Publishing. 2018.
OECD. 2021. Disponível em: <https://www.oecd.org/>. Acesso em: 28 ago. 2021.
PACHECO, José. Inovação Educacional. 2019.
POSSAS, M. L. Concorrência schumpeteriana. In: Kupfer, D.; Hasenclever, L. (org.) Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
REZENDE, Leonardo Milhomem de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação: proposta de aprimoramento do Ideb e de painel de indicadores. 2008.
TENDICK, Jeffrey. Managing change or leading change... which way are you going to go. 2010.
TONELLI, Dany Flávio et al. Uma proposta de modelo analítico para a inovação na gestão pública. 2016.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. (1911). São Paulo: Abril Cultural, 1982.
VAN de VEN, A. H. et al. The innovation journey. New York: Oxford University Press, 1999.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, v. 19, p. 769-792, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Expectativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.