A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de língua(s): o caso de um Curso de Letras da UFMS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i4.36473Palabras clave:
Formação de professores de línguas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência., Processo de ensino-aprendizagem.Resumen
O presente relato visa apresentar e incentivar a participação discente em programas que contribuam para o processo de formação dos estudantes de licenciatura, como no caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), enquanto uma Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e CAPES. Muitos acadêmicos, ao estarem em sala de aula pela primeira vez não possuem uma noção ampla sobre quais métodos ou práticas pedagógicas utilizar em sala, que atendam às necessidades dos alunos e permitam um aprendizado amplo e significativo em suas vidas. Diante disso, mediante a experiência no referido Programa, especificamente, no Subprojeto Interdisciplinar na Área de Letras com habilitação em Português, Inglês e Espanhol no Campus de Aquidauana da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Edital PIBID/UFMS 2022-2024), ficou evidente que o programa não só proporciona contato e reflexão sobre a prática pedagógica em sala, mas também abre oportunidades para possíveis pesquisas científicas. Logo, se torna necessário participar de programas que conectem os estudantes de graduação com contextos educacionais do ensino básico, para aprimorar os métodos pedagógicos e aprender tanto com os professores, quanto com os alunos que se encontram nessa fase da formação.
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