Um estudo de verbos de dizer e de verbos modais em traduções e versões: contributos ao ensino de espanhol para o profissional de Secretariado Executivo

Autores

  • Viviane Cristina Poletto Lugli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.24594
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Palavras-chave:

Gêneros traduzidos. Verbos de dizer. Verbos modais

Resumo

Este trabalho se orienta pela concepção de que gêneros textuais traduzidos são considerados produtos sociais fundamentais para o ensino de tradução, dado que é por meio desses modelos textuais, elaborados sócio-historicamente, que se torna possível prever comportamentos estruturais e léxico-verbais dos elementos constitutivos do texto. Ao considerarmos a tradução uma retextualização que reflete matizes de um contexto culturalmente marcado, um encargo delimitado por uma função (NORD, 2016), apoiamo-nos em modelos textuais da esfera da tradução pública, que constituem uma rica fonte de consulta a estudantes e tradutores para apresentarmos o comportamento de verbos de dizer e verbos modais traduzidos para a língua portuguesa, e vertidos para a língua espanhola no gênero procuração. O objetivo deste trabalho é demonstrar a função desses verbos no gênero para repensá-los no ensino de espanhol. Para tanto, apresentaremos os tipos de verbos de dizer e de verbos modais que ocorrem nos textos selecionados, por considerarmos esses elementos linguísticos, pragmáticos e discursivos indissociáveis da análise da tessitura do gênero no processo de tradução. Para isso, o estudo se pautará nos conceitos teóricos sobre evidenciais (WILLETT, 1988; AINKHENVALD, 2004; 2006; ALEGRÍA; RUIZ; LAMAS, 2016) e nos conceitos de verbos de dizer (NEVES, 2000), assim como nos de verbos modais (NEVES, 2006). Este trabalho é de cunho bibliográfico e os resultados demonstram que os verbos de dizer no gênero apresentam valor testemunhal e os modais são utilizados como verbos com função reguladora no registro documental.

 

 ABSTRACT

 

This work is guided by the conception that translated textual genres are considered fundamental social products for the translation teaching, since that it is through these textual models, elaborated socio-historically, that it becomes possible to predict structural and lexical-verbal behaviors of the constituent elements from the text. When considering translation a retextualization that reflects nuances of a culturally marked context, a task delimited by a function (NORD, 2016), we rely on textual models in the sphere of public translation, which constitute a rich source of consultation for students and translators to present the behavior of reporting verbs and modal verbs translated into Portuguese, and inverted translated into Spanish in the proxy genre. The aim of this work is to demonstrate the function of these verbs in the genre to rethink them in the teaching of Spanish. Therefore, we will present the types of reporting verbs and modal verbs that occur in the selected texts, as we consider these linguistic, pragmatic and discursive elements inseparable from the analysis of the genre's structure in the translation process. In this regard, the study will be based on theoretical concepts about evidences (WILLETT, 1988; AINKHENVALD, 2004; 2006; ALEGRÍA; RUIZ; LAMAS, 2016) and on the concepts of reporting verbs (NEVES, 2000), as well as those of modal verbs (NEVES, 2006). This work has a bibliographic nature and the results demonstrate that the reporting verbs in the genre have testimonial value and the modal verbs are used as verbs with regulatory function in the documentary record.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Poletto Lugli, Universidade Estadual de Maringá

Professora de língua espanhola no curso de Secretariado Execuitvo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

POLETTO LUGLI, V. C. Um estudo de verbos de dizer e de verbos modais em traduções e versões: contributos ao ensino de espanhol para o profissional de Secretariado Executivo. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 92–117, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i2.24594. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/24594. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Seção - Línguas/Comunicação