Expressões idiomáticas no contexto de ensino de língua inglesa na obra Take Action: um estudo sociolinguístico
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i2.34080Palavras-chave:
Sociolinguística Educacional, Expressões idiomáticas no ensino de língua inglesa., Livro didático.Resumo
A partir dos estudos da Sociolinguística Educacional, mais concretamente no que se refere às práticas comunicativas como um fenômeno social, este artigo tem como objetivo analisar se, e como, as expressões idiomáticas (EIs) foram empregadas na obra Take Action (Ritcher; Larré, 2020), Livro Didático aprovado pelo PNLD 2019. O livro didático analisado foi escolhido a partir de seu uso em escolas, ofertantes da modalidade do Ensino Médio, conveniadas ao Estágio Curricular Supervisionado no curso de Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Unidade de Jardim. Para abordar as Els dentro desse material, este estudo está dividido em três partes principais: “Referencial Teórico: A Sociolinguística Educacional”, “Expressões idiomáticas em Língua Inglesa em materiais didáticos: importância de sua compreensão e de seu uso em diversos contextos” e, por fim, “Aspectos metodológicos: foco na obra Take Action”. Utilizamos como escopo teórico Bortoni-Ricardo (2005), Labov ([1972] 2008), Gobber e Morani (2010), Muniz et al (2017), Teer e Bevilacqua (2018), Albuquerque e Ferreira (2019) entre outros. No decorrer da análise, baseando-nos nas leituras feitas, consideramos que a obra possui uma estrutura bem organizada e pautada no que a BNCC solicita, ou seja, uma língua inglesa tratada como língua franca e um aluno que se torne crítico e cada vez mais autônomo na sua aprendizagem. Porém, quanto às expressões idiomáticas, somente um capítulo da obra trabalha esse conteúdo de forma explícita, ficando a cargo do professor apresentar sites, livros, e diversas outras fontes de pesquisa, para que o aluno vá em busca deste conhecimento por conta própria.
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