COMPETÊNCIAS DECLARADAS PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7272Resumo
O estudo visou identificar competências necessárias ao Secretário Executivo sob o ponto de vista dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá e analisar os respectivos atributos em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na área e ao Plano Pedagógico do Curso. Utilizou-se o Teste de Evocação de Palavras, solicitando aos sujeitos da pesquisa que mencionassem palavras relacionadas com competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para atuação do profissional no mercado. Os atributos nucleares identificados foram: língua portuguesa e estrangeira; informática e novas tecnologias; arquivologia; administração; economia; “atualidades”; liderança; saber trabalhar em equipe; solidariedade/parceria e agilidade; pró-atividade; flexibilidade; ética; criatividade; auto-desenvolvimento e responsabilidade. Usando pressuposto que atributos declarados sinalizam vetores de investimento em formação/desenvolvimento profissional, os resultados sinalizam necessidade de estudos para: a)identificar/superar lacunas na formação dos secretários executivos; b)estabelecer estratégias que tornem mais explícitas quais competências a serem desenvolvidas no curso e c)identificar competências entendidas como necessárias pelos profissionais que já estão no mercado e empresas demandantes.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GALINDO, A. G.; SOUZA, E. C. P.; CARVALHO, I. da C. COMPETÊNCIAS DECLARADAS PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 8–30, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7272. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7272. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.