AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DO SECRETÁRIO EXECUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7273Resumo
O reconhecimento e a regulamentação da profissão e do curso de secretariado executivo contribuem para a construção de identidades desse profissional e, especificamente neste trabalho, do futuro profissional que, ao falar sobre a profissão que escolheu pode materializar formações imaginárias, colocando em relação o “eu”, o “outro” e o objeto do discurso, instaurando, assim, identidades e diferenças. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo observar identidades do secretário executivo trilíngue materializadas no discurso do futuro profissional, visto que este tem ainda um olhar de um profissional em preparação, mas ao mesmo tempo já construiu um imaginário sobre o que significa ser um profissional do secretariado executivo trilíngue. Para tanto, entrevistamos sete estudantes do último período do curso de secretariado executivo trilíngue da Universidade Estadual de Maringá. As entrevistas foram gravadas em arquivo de áudio, transcritas e analisadas. Por meio das análises, percebemos que o movimento de inclusão e exclusão presente nos discursos é uma característica que é natural da identificação e do jogo de imagens. O futuro secretário executivo muitas vezes se distancia da sua identidade como profissional, permanecendo ainda na identidade de estudante, excluindo, por meio do uso de terceira pessoa, ao falar do profissional. Entretanto, nas relações de força, em alguns momentos ele se impõe e procura mostrar-se como pertencente a essa classe de profissionais, e ainda tenta prever os sentidos de seu discurso, o que coloca em enfoque o mecanismo de antecipação apresentado.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BIRELLO, V. B.; MARECO, R. T. AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DO SECRETÁRIO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 31–40, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7273. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7273. Acesso em: 21 abr. 2025.
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