INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7276Resumo
O presente artigo apresenta conceitualmente a Inteligência Organizacional (IO) desde o surgimento, na década de 1960, até os dias atuais. Aborda a IO sob uma visão temporal, enfocando principais transformações ocorridas com relação aos seus estudos e aplicações por meio de uma revisão teórico-exploratória, dando origem a um quadro temporal sobre a evolução em seus estudos, destacando autores e principais conceitos encontrados na literatura utilizada. Por meio de uma análise de conteúdo dos materiais consultados, percebe-se que a IO passou de uma visão técnica e voltada para o ambiente externo para uma visão integrada da organização, incluindo aspectos internos às empresas capazes de auxiliar no desenvolvimento organizacional e na sua adaptação às novas realidades ambientais. Após transformações em seus conceitos, a IO passou a englobar atividades tradicionalmente desenvolvidas em outras disciplinas, bem como conceitos de outras abordagens de gestão organizacional, já consagradas nos ambientes acadêmico e empresarial, apresentando-se, assim, como uma disciplina holística e integradora, que não pretende substituir nenhuma outra, mas sim complementá-las, auxiliando esta tarefa com uma abordagem sistêmica da organização. A atenção constante dos ambientes empresariais figura entre as atividades fundamentais para o desenvolvimento da IO, juntamente com atividades provenientes da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, dentre outras.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MÜLLER, R.; CASTILHO JUNIOR, N. C. de. INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM REFERENCIAL TEÓRICO INTEGRADO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 83–102, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7276. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7276. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Gestão nas Organizações
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.