O CERCAMENTO DO CAMPESINATO PELO CAPITAL EM ITAPURANGA, GO
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i2.12089Abstract
Este artigo tem o objetivo de discutir as ações do agronegócio no município de Itapuranga, as consequências produzidas para a produção agropecuária e as resistências articuladas a este processo pelo campesinato itapuranguense. Para isso foram realizadas pesquisa bibliográfica, com localização, levantamento, leitura e fichamento de referências. Além de busca de dados secundários no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Mauro Borges (IMB), entre outros. Além da pesquisa de campo, com observação sistemática e realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam que na década de 2000 ocorreu uma ampliação da produção de cana-de-açúcar, por meio da empresa Vale Verde Empreendimentos Agrícolas amparada pelo Estado. Esse processo acarretou na queda de produção de atividades agropecuárias típicas do campesinato devido aos arrendamentos. Não obstante, a resistência histórica dos camponeses itapuranguenses, com a formação de organizações de luta pelo direito a sua reprodução social desde a década de 1960 permitiu a recuperação de algumas atividades nos primeiros anos da segunda década do século XXI.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.