SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA PRODUÇÃO DE FRANGO DE CORTE EM SISTEMA DARK HOUSE: UM ESTUDO MULTICASO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.21697
Supporting Agencies
CAPES

Keywords:

Produção de Frango. Dark House. Desenvolvimento Regional. Sustentabilidade Social. APOIA-Social.

Abstract

Este artigo se propõe a avaliar a sustentabilidade social da produção de frango de corte em sistema Dark House na Região da Grande Dourados- Mato Grosso do Sul. Como ferramenta de avaliação, optou-se pelo uso do Sistema de Impacto Social de Atividades Agropecuárias (APOIA-SOCIAL), que consiste em um sistema de avaliação com 16 indicadores divididos em quatro aspectos: emprego, economia, saúde, gestão e administração. A pesquisa foi realizada em cinco propriedades rurais em cidades distintas. Os resultados evidenciaram que as propriedades alcançaram índices finais de impacto social superiores à linha de base (0,70) preconizada pelo sistema, o que permite dizer que o impacto social foi positivo. Por outro lado, verificou-se que o aspecto saúde apresentou impacto negativo, podendo se tornar fator prejudicial à sustentabilidade da atividade, caso não sejam realizadas medidas mitigadoras para sua correção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sulma Vanessa Souza, Universidade Estatual de Mato Grosso do sul- UEMS

Mestranda do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos- UEMS.  Atualmente é Pesquisadora do grupo OGS- Organizações, Governo e Sociedade.

Marcel Gonçalves de Almeida, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- IFMS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2007) e especialização em Tec. de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal.

Omar Jorge Sabbag, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS.

Pós-doutorado em Zootecnia (políticas públicas e desenvolvimento) pela UNESP/FEIS (2012). Atualmente é professor da UNESP/FEIS e docente orientador no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS) e do Mestrado Profissional em Administração (FCAV-UNESP).

Luanne Escobar do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. Atualmente´é mestranda em Agronegócios pela UFGD.

Published

25-11-2019

How to Cite

SOUZA, S. V.; ALMEIDA, M. G. de; SABBAG, O. J.; OLIVEIRA, L. E. do N. SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA PRODUÇÃO DE FRANGO DE CORTE EM SISTEMA DARK HOUSE: UM ESTUDO MULTICASO. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 84–101, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.21697. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/21697. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

Artigos